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Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMYLE CRISTINA OLIVEIRA DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMYLE CRISTINA OLIVEIRA DIAS
DATA: 12/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Instituto de Geociências
TÍTULO:

OS PEQUENOS TAMBÉM IMPORTAM: A PRESENÇA DE INVERTEBRADOS
AQUÁTICOS MICROSCÓPICOS NO ENSINO


PALAVRAS-CHAVES:

Microinvertebrados, Ciências Biológicas, Jogos didáticos.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Oceanografia
SUBÁREA: Oceanografia Biológica
ESPECIALIDADE: Interação entre os Organismos Marinhos e os Parâmetros Ambientais
RESUMO:

Os microinvertebrados aquáticos são animais invisíveis a olho nu, todavia sempre
presentes, colonizando ambientes com variados níveis de salinidade, como os oceanos e rios.
Os invertebrados desempenham funções importantes em diversos aspectos dos ambientes
aquáticos. No ciclo nutricional, participam dos primeiros momentos da decomposição; em
outras etapas da teia alimentar, servem de alimento para níveis tróficos superiores como
peixes, anfíbios e aves marinhas, transferindo energia ao longo da rede. Entretanto, apesar do
papel importante em diversos aspectos ambientais, este grupo ainda é desconhecido para a
maioria das pessoas. Tendo isso em vista, o objetivo do presente estudo é avaliar a presença
de invertebrados aquáticos microscópicos no ensino, pesquisa científica e sociedade, além de
avaliar o uso de um mapa conceitual e jogo didático no aprendizado de alunos. A metodologia
escolhida para avaliar a percepção dos grupos de estudo foi o questionário. O projeto está
sendo desenvolvido com as turmas de ensino fundamental e médio na Escola de Aplicação da
Universidade Federal do Pará (EAUFPA). Para o ensino superior, a instituição escolhida foi a
Universidade Federal do Pará, polo Belém. O público geral será avaliado durante a realização
do evento “II ExpoBio-Exposição da Biodiversidade: Conviver e Preservar”, no complexo
recreativo do Vadião na Universidade Federal do Pará (UFPA). Os materiais didáticos serão
apresentados para os estudantes em sala de aula. Os resultados preliminares mostram que a
maioria dos calouros de ciências biológicas não conhecem nenhum dos grupos de grupos, entretanto a maioria acredita que esses animais causam doenças. No ensino superior,as respostas dos alunos registraram que grande parte das aulas sobre invertebrados microscópicos são somente expositivas. Ambos os grupos de estudo relataram que gostariam de conhecer melhor os estes animais. Os resultados ressaltam, de maneira geral, a necessidade de melhorar o ensino e a divulgação dos invertebrados aquáticos microscópicos.microinvertebrados aquáticos apresentados no questionário. Os veteranos conhecem mais 

grupos, entretanto a maioria acredita que esses animais causam doenças. No ensino superior,
as respostas dos alunos registraram que grande parte das aulas sobre invertebrados
microscópicos são somente expositivas. Ambos os grupos de estudo relataram que gostariam
de conhecer melhor os estes animais. Os resultados ressaltam, de maneira geral, a necessidade
de melhorar o ensino e a divulgação dos invertebrados aquáticos microscópicos.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1755204 - VIRAG VENEKEY
Interno - 2770184 - SURY DE MOURA MONTEIRO
Externo ao Programa - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Externo ao Programa - 015.664.492-43 - THUAREAG MONTEIRO TRINDADE DOS SANTOS - UFES
Notícia cadastrada em: 26/06/2023 10:20
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