Banca de DEFESA: MARCELO CUNHA POMPEU

DISCENTE: MARCELO CUNHA POMPEU
DATA: 11/03/2022
LOCAL: meet.google.com/uje-rjsh-qjm

RECURSOS TECNOLÓGICOS ALINHADOS A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NA ÁREA DE PROPORÇÕES NO  9º ANO

Conhecimentos Matemáticos. Recursos Tecnológicos. Auxílio. Educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho   consiste em investigar o Ensino da Matemática Através dos Recursos Tecnológicos, de modo a mostrar as contribuições e desafios no ensino e aprendizagem de proporções no 9º ano do Ensino Fundamental. Assim, identificar as diferentes tecnologias que podem auxiliar no processo de ensino-aprendizagem da Matemática; verificar a importância  das contribuições dos recursos tecnologias no ensino; avaliar as contribuições das ferramentas tecnológicos em prol dos conhecimentos históricos da matemática através de jogos digitais, seguindo o método qualitativo de forma descritiva e bibliográfica analisa-se,  artigos acadêmicos, monografias, livros e sites que,  discuta sobre o assunto,  em simultâneo, traga mais informação sobre a importância de adequar os conhecimentos tecnológicos ao cotidiano escolar, com intuito de facilitar o trabalho do educador e  prevenir  futuro problemas no ensino e aprendizagem de matemática, especialmente o estudo de proporções no 9º ano do ensino fundamental.  Neste sentido, o educador deve trabalhar os conteúdos de forma contextualizada de acordo com as vivências do aluno, de forma   significativa que possibilite os alunos a compreender melhor o ensino de Matemática através dos jogos digitais visando o pensamento lógico. Dessa forma, os resultados deste estudo, se apresentam na conclusão, onde a tecnologia aliada ao ensino da matemática especialmente no 9º ano do Ensino Fundamental tem como intuito auxiliar o professor em suas práticas docentes. Logo, pode observar-se no apêndice alguns jogos tecnológicos matemáticos educativos, que contribuir no processo de ensino e aprendizagem do aluno no cotidiano escolar.

Presidente - 2190537 - AUBEDIR SEIXAS COSTA
Interno - 1127786 - JOSE FRANCISCO DA SILVA COSTA
Interno - 2329969 - OSVALDO DOS SANTOS BARROS
Externo ao Programa - 2278773 - WALDIR FERREIRA DE ABREU