News

Banca de QUALIFICAÇÃO: MYLENA NEVES CARDOSO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MYLENA NEVES CARDOSO
DATA: 31/01/2020
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB/UFPA
TÍTULO:

Preenchendo lacunas Wallaceanas e Hutchinsonianas de Ephemeroptera (Insecta): quais são os fatores que estruturam as comunidades na Amazônia?


PALAVRAS-CHAVES:

Ecologia de riachos; Invasão biológica; Modelo de Distribuição de Espécies; Uso e cobertura da terra.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

A Amazônia possui uma grande diversidade de recursos sendo alvo constante de atividades antrópicas que promovem a fragmentação e perda de habitat, e consequentemente, mudanças na composição de suas espécies e até mesmo extinções locais. Assim, há uma necessidade em conhecer a real biodiversidade existente e como ela está distribuída para que seja possível aprofundar os estudos sobre a ecologia e conservação de seus ecossistemas, uma vez que o bioma ainda é pouco conhecido. Ephemeroptera é muito utilizada para avaliar a qualidade de ecossistemas, e, por serem sensíveis às alterações ambientais e possuírem representantes em toda a cadeia trófica, a ordem é uma excelente ferramenta para analisar como alterações ambientais podem afetar a distribuição dos organismos na Amazônia. Assim, essa tese tem como objetivo geral diminuir lacunas Wallaceanas (déficits de conhecimento sobre a distribuição de Ephemeroptera) e Hutchinsonianas (déficits de conhecimento sobre as condições ambientais que suas espécies sobrevivem), assim como determinar fatores que possam estruturar suas comunidades. Com esse propósito a tese foi divida em quatro capítulos: (i) o primeiro, intitulado “Aonde estão os Ephemeroptera (Insecta) da Amazônia?” irá descrever a distribuição atual e potencial de espécies da ordem, indicar as áreas aonde existem maior potencial de diversidade e a distribuição do esforço amostral. Uma vez que Ephemeroptera na literatura ainda possui muitos déficits de coleta e a região amazônica ainda é tão pouco amostrada e conhecida, esperamos que haja muitas lacunas no bioma e que a sua distribuição potencial não esteja totalmente sobreposta com as áreas protegidas; (ii) o segundo, intitulado “A alteração do uso e cobertura de terra estruturando as comunidades de Ephemeroptera (Insecta) nos riachos amazônicos” irá relacionar a abundância, riqueza, e composição de Ephemeroptera com os a porcentagem de cobertura vegetal e uso da terra no entorno dos riachos. Uma vez que a ordem é sensível a alterações ambientais, presumimos que o tipo de uso do solo que expõem superfície desprotegidas e/ou menor quantidade de cobertura vegetal, apresentarão menor riqueza, abundância e uma composição de espécies menos heterogêneas do que as mais florestadas; (iii) No terceiro capítulo, intitulado de “Distribuição geográfica potencial de Cloeon smaeleni Lestage, 1924 (Arthropoda, Hexapoda, Ephemeroptera), uma espécie exótica do Brasil, com base em Modelagem de Nicho Ecológico” contribuiremos para o conhecimento da distribuição da espécie em questão no Brasil, uma vez que sua distribuição natural ocorre somente na África, e apontaremos quais áreas fornecem condições mínimas para que ela possa se estabelecer averiguando se pode se tornar uma espécie invasora no país.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FERNANDO GERALDO DE CARVALHO
Presidente - 1878084 - LEANDRO JUEN
Externo ao Programa - 2127224 - RAPHAEL LIGEIRO BARROSO SANTOS
Interno - 561.189.459-34 - ROGÈRIO ROSA DA SILVA - MPEG
Externo à Instituição - THIAGO BERNARDI VIEIRA
Notícia cadastrada em: 23/01/2020 13:34
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba1