Banca de DEFESA: BARBARA CUNHA DE OLIVEIRA

DISCENTE: BARBARA CUNHA DE OLIVEIRA
DATA: 05/04/2018
LOCAL: Sala SAT 01 Prédio Anexo ao Instituto de Ciências Biológicas

Que fatores determinam as escolhas alimentares de micos-de-cheiro?

escolha alimentar; mudança na dieta; demanda nutricional; comportamento alimentar e fase reprodutiva.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A composição nutricional da dieta pode influenciar a sobrevivência e o sucesso reprodutivo de um animal. Em primatas, escolhas alimentares podem estar relacionadas com demandas nutricionais específicas do sexo ou da fase da vida do indivíduo, mas também com sua posição social. O objetivo deste trabalho foi avaliar se sexo, estádio de vida, posição social e fase do ciclo reprodutivo dos adultos afetam as escolhas alimentares de micos-de- cheiro (S. collinsi). Diferenças sexuais nas escolhas alimentares foram detectadas apenas na fase Reprodutiva: fêmeas consumiram mais proteínas, lipídeos e fibras do que os machos, enquanto que os machos consumirammais água que as fêmeas. Não foram detectados efeitos da fase de desenvolvimento e daposição social sobre o consumo de nutrientes. Ao comparar mudanças no consumo nutricional entre as fases do ciclo reprodutivo foi detectado que fêmeas aumentaram significativamente o consumo de proteínas e energia durante a fase Reprodutiva do ciclo, indicando necessidades nutricionais diferenciadas, provavelmente relacionadas com a gestação e subsequente lactação.

Interno - 1645126 - FELIPE ANDRES LEON CONTRERA
Externo à Instituição - FERNANDA POZZAN PAIM
Presidente - 2153130 - MARIA APARECIDA LOPES
Externo à Instituição - PATR͍CIA IZAR MAURO