News

Banca de QUALIFICAÇÃO: LOYRIANE MOURA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LOYRIANE MOURA SOUSA
DATA: 30/05/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Via plataforma Google Meets
TÍTULO:

ANÁLISE DE LACUNAS E ÁREAS PRIORITÁRIAS PARA A CONSERVAÇÃO PODOCNEMIDAE (REPTILIA: TESTUDINES) DA AMAZÔNIA BRASILEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Unidade de conservação brasileira, Quelônios aquáticos amazônicos, priorização da conservação, conservação da biodiversidade aquática, análise de lacunas.


PÁGINAS: 17
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia
RESUMO:

A biodiversidade está sob uma grande pressão antrópica, sendo perdido antes mesmo de ser conhecida, devido o aumento desordenado do desenvolvimento social e econômico. A criação das unidades de conservação é feita sem planejamento com base da ciência, sem identificar todas as espécies encontradas no local das UCs e que por conta disso as espécies mais privilegiadas são as terrestres. Enquanto isso as espécies aquáticas tem poucas áreas de proteção. Uma forma de sanar esse problema e selecionar as áreas prioritárias através do Planejamento Sistemático da Conservação, cujo objetivo é identificar áreas mais viáveis para conservação com um gasto financeiro reduzido. Os quelônios, também conhecidos em toda a Amazônia por bicho de cascos, são caçados, pescados e consumidos por inúmeros residentes da Amazônia brasileira. Assim, o nosso objetivo é identificar as áreas prioritárias para a conservação de quelônios aquáticos da bacia Amazônica brasileira e a contribuição das UCs, diferenciando as Áreas de Proteção Integral (ZPE) e Áreas de Uso Sustentável (SUA), e das Terras Indígenas (TIs) para a proteção do grupo. Faremos a busca dos pontos de ocorrência nas coleções digitais. SpeciesLink (https://specieslink.net/) e Global Biodiversity Information Facility (GBIF; www.gbif.org), usaremos 19 variáveis bioclimáticas (resolução de 9,4 x 9,4 km) para todo o reino Neotropical, disponíveis no banco de dados WorldClim (http://www.worldclim.org/), Ajustaremos os modelos usando três algoritmos: Entropia máxima (MXE; Phillips et al., 2017; Phillips et al., 2004), Random Forest (RDF; Prasad et al., 2006) e Support Vector Machine (SVM; Guo et al., 2005). Usaremos o pacote ENMTML no software R para todos os procedimentos de modelagem (Andrade et al., 2020; https://github.com/andrefaa/ENM_TheMetaLand). Todos os procedimentos descritos serão realizados para todas as espécies presentes e considerando apenas as espécies sob risco de extinção (IUCN).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOSÉ MAX BARBOSA DE OLIVEIRA JUNIOR
Interno - 3160975 - LEANDRO SCHLEMMER BRASIL
Presidente - 2269267 - THIAGO BERNARDI VIEIRA
Notícia cadastrada em: 26/05/2022 15:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2