News

Banca de DEFESA: CAMILA NUNES DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAMILA NUNES DA SILVA
DATA: 07/12/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório Monteiro Leite - Instituto de Ciências da Saúde
TÍTULO:

"DISPOSITIVO ELETRÔNICO MULTISSENSORIAL PARA REABILITAÇÃO SENSÓRIO-MOTORA DE PACIENTES APÓS ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO"


PALAVRAS-CHAVES:

Acidente Vascular Encefálico. Recuperação funcional. Dispositivo Eletrônico Multissensorial.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) é causado pela interrupção do fornecimento de sangue para o tecido nervoso, geralmente pelo bloqueio ou rompimento de vaso sanguíneo, causando danos celulares, teciduais e funcionais na região afetada. O AVE é uma das principais causas de sequelas neurológicas em todo o mundo, desta forma, torna-se cada vez mais importante desenvolver terapias voltadas para recuperação funcional dos membros afetados pela doença, visando melhorar o desempenho ocupacional dos pacientes. Uma vez que o sistema nervoso central (SNC) pode se readaptar em resposta à estímulos ambientais (extero ou intracorpóreo), mesmo após sofrer lesão, processo conhecido como neuroplasticidade. No presente projeto utiliza um Dispositivo Eletrônico Multissensorial de baixo custo e em formato de luva (DEM - luva multissensorial) que, de forma lúdica, controla um jogo eletrônico com o objetivo de promover a reabilitação funcional induzindo neuroplasticidade em pacientes que apresentem disfunção motora e sensorial do MMSS após AVE. Ao todo, 7 pessoas participaram da pesquisa, após passarem por triagem cognitiva utilizando os testes Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e Montreal Cognitive Assessment (MoCA). Em seguida, passaram por avaliações sensório-motoras e iniciaram as sessões com o DEM de baixo custo, durante 1h por dia, durante 5 semanas, na sala do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), sob supervisão da terapeuta ocupacional responsável pelo presente estudo. A cada 10 sessões, realizamos novamente avaliações sensório-motoras. Após totalizar as 20 sessões concedidas a cada participante, novamente eles foram reavaliados para atividades sensório-motoras. Os resultados demonstraram que o DEM de baixo custo foi capaz de induzir recuperação funcional de pacientes que sofreram AVE e apresentavam disfunções sensório-motoras de MMSS, apresentando aumento de amplitude de movimento (ADM) no punho e mão, aumento de força (Kg) e melhora na sensibilidade tátil.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3299738 - ANTONIO PEREIRA JUNIOR
Presidente - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Externo ao Programa - 4295228 - IVANIRA AMARAL DIAS
Externo ao Programa - 2030846 - OTAVIO AUGUSTO DE ARAUJO COSTA FOLHA
Notícia cadastrada em: 24/11/2021 10:54
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1