Banca de DEFESA: DIANDRA ARAUJO DA LUZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANDRA ARAUJO DA LUZ
DATA: 19/11/2021
LOCAL: Laboratório de Farmacologia da Inflamação e do Comportamento (Fac. de Farmácia/UFPA).

EFEITOS DE Ganoderma lucidum SOBRE ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS E ESTRESSE OXIDATIVO INDUZIDOS POR BINGE DRINKING

etanol, binge drinking, alterações comportamentais, estresse oxidativo, Ganoderma lucidum.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia

Introdução: O etanol é uma substância psicoativa, cujo consumo provoca prejuízos cognitivos, distúrbios de emocionalidade e danos teciduais ao sistema nervoso central, tais como estresse oxidativo, neuroinflamação, excitoxicidade etc. O manejo dos prejuízos induzidos por esta droga, seja na síndrome de abstinência ou alcoolismo ainda não está bem estabelecido, sendo baseado apenas no tratamento dos sintomas, fazendo-se necessária a busca por insumos terapêuticos capazes de corrigir as alterações provocadas de forma mais ampla possível. Ganoderma lucidum é uma espécie conhecida por seus múltiplos benefícios à saúde, inclusive sendo citado na literatura a presença na sua constituição de substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, antidepressivas, sedativo-hipnóticas, dentre outras. Assim, é possível que preparações deste cogumelo consigam reverter ou minimizar os danos decorrentes do consumo de etanol. Objetivo: Este trabalho objetivou investigar os efeitos de um extrato aquoso do micélio de G. lucidum em alterações induzidas pela exposição alcoólica em binge drinking. Material e Métodos: Ratos Wistar (n=30) foram expostos a 5 binges de etanol (3g/kg/dia; 20% p/v) e 24 horas após a última administração foram tratados com um extrato aquoso obtido a partir do micélio do G. lucidum na dose de 100 mg/Kg por 3 dias. Cerca de 24 horas após administração foram realizados os testes do campo aberto, labirinto em cruz elevado, nado forçado e esquiva inibitória, sendo os animais posteriormente eutanasiados para análise de marcadores de estresse oxidativo no sangue. Resultados: O tratamento com G. lucidum reverteu as alterações induzidas pelo álcool, tais como a diminuição da distância total percorrida pelos animais no teste do campo aberto, indicando melhora da atividade locomotora; o tempo de permanência nos braços abertos no labirinto em cruz elevado, sugerindo atenuação do comportamento do tipo ansiogênico; o tempo de latência para descida da plataforma segura no teste da esquiva inibitória, demonstrando melhora da memória de curta duração e ainda o tempo de imobilidade no teste do nado forçado, o que sugere reversão do comportamento tipo depressivo. No tocante ao estresse oxidativo, os níveis de malondialdeído, glutationa e a capacidade oxidante total foram reduzidos pelo extrato, sugerindo reestabelecimento do balanço oxidativo. Conclusão: Diante destes resultados, pode-se inferir que G. lucidum poderá ser um valioso composto bioativo utilizado como adjuvante no manejo dos distúrbios provocados pelo álcool, contudo cuidados com a dose precisam ser observados.

Externo ao Programa - 2384036 - ALEJANDRO FERRAZ DO PRADO
Presidente - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Externo ao Programa - 2354819 - ENEAS DE ANDRADE FONTES JUNIOR
Externo à Instituição - LUANNA DE MELO PEREIRA FERNANDES