News

Banca de DEFESA: ROSEANE GUIMARÃES FERREIRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSEANE GUIMARÃES FERREIRA
DATA: 08/10/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de reunião virtual
TÍTULO:

FUNGOS ENDOFÍTICOS DE PIPER ADUNCUM: ISOLAMENTO, IDENTIFICAÇÃO E ATIVIDADES BIOLÓGICAS


PALAVRAS-CHAVES:

Fungos endofíticos, Piper aduncum, Fusarium lateritium nees, curva de crescimento, sobrenadante liofilizado, atividade enzimática e biológica.


PÁGINAS: 15
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

Os fungos endofíticos são micro-organismos que vivem em associação simbiótica com as plantas trazendo uma série de benefícios às mesmas tais como defesa contra predadores e pragas e resistência a estresses. São considerados como excelentes fontes de biomoléculas como enzimas, antibióticos e antioxidantes. A indústria de modo geral tem ampliado seus investimentos em produtos naturais microbianos, despontando como uma das áreas em que mais se investe em países desenvolvidos. Dessa forma, o objetivo desse trabalho foi avaliar a atividade enzimática e biológica do sobrenadante liofilizado do caldo fermentativo obtido do cultivo do fungo endofítico PAC 123 da planta Piper aduncum. O isolamento dos micro-organismos endofíticos foi feito utilizando as folhas e o caules de P. aduncum em ágar Saboraund dextrose (ASD). Após o crescimento, as cepas foram purificadas e a identificadas pela morfológica e por biologia celular, sendo escolhido o fungo PAC 123 (Fusarium lateritium nees) para o desenvolvimento do trabalho. Foram construídas curvas de crescimento com dois meios de cultura diferentes (meio com maltose denominado M e meio com milho pulverizado + maltose denominado S). A partir da curva foram estabelecidos os dias de coleta do sobrenadante resultante do caldo fermentativo fúngico, seguido de posterior liofilização das amostras. As amostras liofilizadas foram utilizadas para os testes enzimáticos e biológicos. Os resultados mostraram que as amostras M e S apresentaram atividade protease com formação média de halo de 10-35 mm, atividade antioxidante representando 3-15% de inibição do radical ABTS +, 80-98% de inibição do radical DPPH e teor médio de 0,5-0,8mg de polifenóis totais para cada 100mg de amostras M e S. Assim, este estudo contribuiu para aumentar o conhecimento sobre a biologia endofítica da planta P. aduncum, ainda tão pouco explorada, bem como demonstrar seu potencial enzimático e antioxidante do fungo endofítico Fusarium lateritium nees (PAC 123).


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Externo ao Programa - 1912068 - FABIOLA ELIZABETH VILLANOVA
Externo ao Programa - 1152680 - HERIBERTO RODRIGUES BITENCOURT
Presidente - 1682681 - MARTA CHAGAS MONTEIRO
Externo ao Programa - 1152662 - NELIO TEIXEIRA MACHADO
Notícia cadastrada em: 06/10/2021 12:57
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2