News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANA DOS SANTOS DUARTE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANA DOS SANTOS DUARTE
DATA: 02/09/2021
HORA: 15:00
LOCAL: meet.google.com/csb-mkjb-edy
TÍTULO:

OS EFEITOS DA TERAPIA EM DANÇA NO MOVIMENTO, NAS FUNÇÕES EXECUTIVAS, NOS EPISÓDIOS DEPRESSIVOS E NA QUALIDADE DE VIDA DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE PARKINSON


PALAVRAS-CHAVES:

doença de Parkinson, terapia em dança, movimento, função executiva, episódio depressivo, qualidade de vida.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia de Órgãos e Sistemas
RESUMO:

Introdução: A doença de Parkinson é considerada a segunda doença neurodegenerativa mais frequente em todo mundo e é caracterizada por ser crônica e progressiva. Os sintomas motores são os mais bem compreendidos, mas sintomas não motores podem estar presentes e surgir em diferentes estágios temporais da doença. Embora tratamentos farmacológicos sejam de suma importância para atenuar os sintomas da DP, eles ainda são limitados e na maioria das vezes desencadeiam efeitos colaterais. Por isso, abordagens terapêuticas complementares ao farmacológico são cada vez mais investigadas para avaliar seus possíveis efeitos benéficos na sintomatologia e na progressão da doença. A atividade física baseada em terapia em dança está emergindo como abordagem terapêutica para uma série de sintomas da DP por ser uma atividade multidimensional que requer sincronização rítmica e mais funções neuromusculares.

Objetivo: avaliar os efeitos da atividade física baseada em terapia em dança no movimento, funções executivas, episódios depressivos e qualidade de vida em indivíduos diagnosticados com DP.

Métodos: 13 indivíduos com DP (8♀ 5♂), com idade de 65,9 ± 6,5 anos (média ± DP), Hoehn & Yahr estágios I a III, MDS-UPDRS 67.62 ± 20.83 (média ± DP) realizaram duas sessões semanais (50 min/sessão) de atividade física baseada em terapia em dança por seis meses. Os protocolos de avaliação foram realizados pré e pós-intervenção, aplicando os testes POMA e TUG para avaliação do movimento, o teste FAB para avaliação da função executiva e subdomínios, os testes MADRS e GDS-15 para avaliação dos episódios depressivos, o questionário PDQ-39 para avaliação da percepção da qualidade de vida e, por último, a escala MDS-UPDRS para avaliação da severidade da DP. O teste t de Student foi usado para comparar os resultados pré e pós-intervenção da atividade física baseada em terapia em dança. O nível de significância foi de 95% (p < 0,05).

Resultados preliminares: Observamos melhora significativa na percepção da qualidade de vida pelo PDQ-39 após a atividade física baseada em terapia em dança, t (12) = 4.239, p = 0.0006. A análise compartimentada revelou diferenças significativas nos subdomínios Mobilidade (p < 0.05), Cognição (p < 0.05), Comunicação (p < 0.05) e Suporte Social (p < 0.01) quando comparados os períodos antes e depois da atividade física baseada em terapia em dança.  Não observamos mudanças significativas na severidade da DP. A terapia em dança mostrou ter potencial atenuante na qualidade de vida na DP, podendo ser eficaz na reabilitação futura. Os elementos característicos da atividade física baseada em terapia em dança como sincronização rítmica, maior integração cognitivo-motora e habilidades sociais podem ter contribuído nos resultados obtidos neste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALINE CORREA DE CARVALHO
Presidente - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Interno - 2585501 - FERNANDO ALLAN DE FARIAS ROCHA
Notícia cadastrada em: 24/08/2021 17:44
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1