Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANDRA ARAUJO DA LUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIANDRA ARAUJO DA LUZ
DATA: 06/08/2021
LOCAL: Sala Virtual: meet.google.com/eiy-pzny-ggn

EFEITOS DE Ganoderma lucidum SOBRE ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS E ESTRESSE OXIDATIVO INDUZIDOS POR BINGE DRINKING

etanol, binge drinking, alterações comportamentais, estresse oxidativo, Ganoderma lucidum.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia

Introdução: O etanol é uma substância psicoativa, cujo consumo provoca prejuízos cognitivos, distúrbios de emocionalidade e danos teciduais ao sistema nervoso central, tais como estresse oxidativo, neuroinflamação, excitoxicidade, etc. O manejo dos prejuízos induzidos por esta droga, seja na síndrome de abstinência ou alcoolismo ainda não está bem estabelecido, sendo baseado apenas no tratamento dos sintomas, fazendo-se necessária a busca por insumos terapêuticos capazes de corrigir as alterações provocadas de forma mais ampla possível. Ganoderma lucidum é uma espécie conhecida por seus múltiplos benefícios à saúde, inclusive sendo citado na literatura a presença na sua constituição de substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias, antidepressivas, sedativo-hipnóticas, dentre outras. Assim, é possível que preparações deste cogumelo consigam reverter ou minimizar os danos decorrentes do consumo de etanol. Objetivo: Este trabalho objetivou investigar os efeitos de um extrato aquoso do micélio de G. lucidum em alterações induzidas pela exposição alcoólica em binge drinking, além da avaliação da toxicidade oral aguda do referido extrato. Material e Métodos: Ratos Wistar (n=30) foram expostos a 5 binges de etanol (3g/kg/dia; 20% p/v) e 24 horas após a última administração foram tratados com um extrato aquoso obtido a partir do micélio do G. lucidum na dose de 100 mg/Kg/dia. Cerca de 1 hora após administração foram realizados os testes do campo aberto, labirinto em cruz elevado, nado forçado e esquiva inibitória, sendo os animais posteriormente eutanasiados para análise de marcadores de estresse oxidativo no sangue. Resultados: O tratamento com G. lucidum reverteu as alterações induzidas pelo álcool, tais como a diminuição da distância total percorrida pelos animais no teste do campo aberto, indicando melhora da atividade locomotora; o tempo de permanência nos braços abertos no labirinto em cruz elevado, sugerindo atenuação do comportamento do tipo ansiogênico; o tempo de latência para descida da plataforma segura no teste da esquiva inibitória, demonstrando melhora da memória de curta duração e ainda o tempo de imobilidade no teste do nado forçado, o que sugere reversão do comportamento tipo depressivo. No tocante ao estresse oxidativo, os níveis de malondialdeído, glutationa e a capacidade oxidante total foram reduzidos pelo extrato, sugerindo reestabelecimento do balanço oxidativo. Conclusão: Diante destes resultados, pode-se inferir que G. lucidum poderá ser um valioso composto bioativo utilizado como adjuvante no manejo dos distúrbios provocados pelo álcool, contudo cuidados com a dose precisam ser observados.

Presidente - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Externo à Instituição - LUANNA DE MELO PEREIRA FERNANDES
Externo ao Programa - 1263503 - MARCELO DE OLIVEIRA BAHIA
Interno - 1528250 - MARCIA CONSENTINO KRONKA SOSTHENES