News

Banca de DEFESA: GABRIEL MESQUITA DA CONCEIÇÃO BAHIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIEL MESQUITA DA CONCEIÇÃO BAHIA
DATA: 09/07/2021
HORA: 17:00
LOCAL: https://meet.google.com/uhw-kjhr-jdz
TÍTULO:

EFEITO CITOPROTETOR DE Copaifera reticulata EM MODELOEXPERIMENTAL IN VITRO DE DEGENERAÇÃO NEURAL INDUZIDO POR ROTENONA: CÓRTEX CEREBRAL TOTAL, HIPOCAMPO E MESENCÉFALO.


PALAVRAS-CHAVES:

Doença de Parkinson, óleo-resina de copaíba, citoproteção.


PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
SUBÁREA: Fisiologia Geral
RESUMO:

A doença de Parkinson (DP) é uma das doenças neurodegenerativas mais prevalentes, afetando cerca de 2% da população mundial. Alguns processos neuroinflamatórios estão associados aos fatores causadores (ou consequentes) da DP e drogas neuroprotetoras podem ser usadas como possíveis tratamentos paliativos para se retardar o desenvolvimento da doença. Neste sentido, um dos possíveis tratamento é usando-se o óleo-resina extraído das plantas do gênero Copaifera sp. que já tem importante protagonismo etnofarmacológico como anti-inflamatório e, portanto, pode ter ação neuroprotetora. No presente estudo, propomos avaliar o óleo resina de copaíba na viabilidade celular em modelo in vitro de doença de Parkinson induzido por rotenona e seu possível efeito citoprotetor. Utilizamos culturas primárias mistas de células derivadas do mesencéfalo ventral, culturas primárias mistas de células do córtex cerebral total e culturas primarias mistas de células do hipocampo de ratos neonatos. Para a mimetização da DP in vitro e de degeneração celular, usamos o modelo de intoxicação por rotenona com exposição de 3 dias para as culturas do mesencéfalo ventral e 24 horas para as culturas derivadas do córtex cerebral total e hipocampo. Realizamos a análise da curva de concentração-resposta para o óleo-resina de Copaifera reticulata Ducke durante exposição de 3 dias para as culturas do mesencéfalo ventral. Por fim, realizamos experimentos de exposição concomitante de óleo-resina de copaíba e a intoxicação por rotenona. Realizamos ensaio de MTT para medir a viabilidade celular. Nossos resultados demonstraram que a rotenona causou redução na viabilidade celular de para todas as concentrações de rotenona de todas as culturas primarias mistas. Na curva concentração-resposta para o óleo-resina de Copaifera reticulata Ducke, houve citotoxicidade nas maiores concentrações testadas para a cultura primaria mista de mesencéfalo ventral. Quando a exposição as culturas de células  concomitante à rotenona e ao óleo-resina de copaíba, o óleo-resina mostrou-se eficaz apenas para as culturas primarias mistas derivadas do mesencéfalo ventral e do hipocampo de ratos neonatos e não foi eficaz em proteger as células das cultura primaria mista de células do córtex cerebral total frente a intoxicação induzida por rotenona. Nossos resultados mostraram que a rotenona tem um efeito deletério dependente de concentração, o óleo-resina de copaíba possui toxicidade em concentrações maiores que 10 µg/mL para células oriundas do mesencéfalo ventral, que o óleo-resina, promove neuroproteção frente efeitos deletérios de rotenona para as culturas primarias mistas do mesencéfalo ventral (1 µg/mL) e culturas primarias mistas do hipocampo (25 µg/mL) e que para as culturas primarias mistas do córtex cerebral total o óleo-resina não foi capaz de neuroprotger.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1548199 - ANDERSON MANOEL HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA
Presidente - 1627792 - CARLOMAGNO PACHECO BAHIA
Externo ao Programa - 4295228 - IVANIRA AMARAL DIAS
Notícia cadastrada em: 02/07/2021 16:55
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - bacaba.ufpa.br.bacaba2