Banca de QUALIFICAÇÃO: WALDO LUCAS LUZ DA SILVA

DISCENTE: WALDO LUCAS LUZ DA SILVA
DATA: 05/03/2018
LOCAL: Sala LM - 06 no Instituto de Ciências Biológicas/ ICB/ UFPA

AVALIAÇÃO NEUROQUÍMICA DO COMPORTAMENTO TIPO ANSIEDADE EM Danio rerio (ZEBRAFISH): SISTEMAS GLUTAMATÉRGICO E GABAÉRGICO

comportamento tipo ansiedade, sistema glutamatérgicos, sistema GABAérgico, Cromatografia Líquida de Alta Eficácia

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Biologia Geral

O comportamento tipo ansiedade pode ser definido como um estado de apreensão, onde o perigo é iminente, podendo ocorrer a partir da exposição a ambientes novos ou a estímulos aversivos incontroláveis. Tal comportamento, uma vez exacerbado, pode levar ao transtorno da ansiedade, o qual ocupa uma das principais desordens que acometem os indivíduos dentre os transtornos psiquiátricos. Muitos sistemas de neurotransmissão podem estar envolvidos na modulação dos estados de ansiedade. Dentre eles, os sistemas GABAérgico e glutamatérgicos, principais sistemas de neurotransmissão inibitório e excitatório, respectivamente, apresentam-se como principais vias de modulação do comportamento tipo ansiedade. Assim, o presente trabalho tem por objetivo a avaliação comportamental do Danio rerio em dois principais paradigmas de avaliação do comportamento tipo ansiedade (Teste de Preferência Claro/Escuro e Teste de Distribuição Vertical Eliciada pela Novidade) assim como dosagem dos níveis extracelulares de GABA e glutamato dos animais expostos em diferentes tempos aos testes. Serão utilizados 40 animais da espécie Danio rerio do tipo selvagem da linhagem longfinn, os quais serão expostos aos Testes de Preferência Claro/Escuro e de Distribuição Vertical Eliciada pela Novidade nos tempos 1, 5, 10 e 15 min. Em seguida, seus cérebros serão dissecados e incubados com Hank/Na+ para quantificação de GABA e Glutamato por Cromatografia Líquida de Alta Eficácia (CLAE). Todos os testes serão filmados e os vídeos foram avaliados utilizando o X-PLO-RAT. Será aplicado o teste paramétrico ANOVA de uma via com pós-teste Tukey, considerando significativos valores com p<0,05. Os dados serão expressos em média ± erro padrão. Os padrões comportamentais dos animais expostos ao teste de Preferência Claro/Escuro variam conforme o tempo de exposição, sendo que no primeiro minuto de teste passam o mesmo tempo no compartimento branco que o animais expostos por 5 minutos (F[3, 20]= 16.34). Porém, nos tempos de 10 minutos e 15 minutos, há considerável aumento no tempo que os animais dispendem no compartimento claro do aparato quando comparados aos tempos de 1 e 5 minutos (F[3, 20]= 16.34; p<0.05). Tigmotaxia apresentou elevada nos tempo de 5 minutos (F [2, 9] = 5.452, p<0.05) e avaliação de risco não variou (F [3, 21] = 2.192;). Em 1 minuto exposto ao teste houve um súbito aumento dos níveis extracelulares de glutamato comparado a todos os grupos (F [4, 12] = 9.238, p<0.05) e o GABA diminui nos tempos de exposição de 1 e 5 minutos (F [4, 13] = 12.91; p<0.05).

Externo ao Programa - 1557087 - AMAURI GOUVEIA JUNIOR
Presidente - 1548199 - ANDERSON MANOEL HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 2942331 - SUELLEN ALESSANDRA SOARES DE MORAES
Notícia cadastrada em: 21/02/2018 15:38