News

Banca de DEFESA: ANA CAROLINA BRITO DOS ANJOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA CAROLINA BRITO DOS ANJOS
DATA: 22/09/2022
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/xzf-ffhw-btw
TÍTULO:

ANÁLISE IN VITRO DO POTENCIAL ANTITUMORAL DO CONJUGADO
LDE/PACLITAXEL COMPARADO À FORMULAÇÃO COMERCIAL TAXOL®
SOBRE LINHAGEM CELULAR C6 DE GLIOBLASTOMA DE RATO


PALAVRAS-CHAVES:

Efeito antitumoral; Glioma Humano; linhagem celular H4; Paclitaxel, LDE, Nanotecnologia.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

ANJOS, A.C.B. Análise in vitro do potencial antitumoral do conjugado LDE/Paclitaxel comparado à formulação comercial Taxol® sobre linhagem celular H4 de glioma humano. Dissertação (Mestrado). Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, 2020.
O glioblastoma multiforme (GBM), também conhecido como glioblastoma e astrocitoma de grau IV, é um dos tipos mais comuns e agressivos de tumores do sistema nervoso central. Dentre as características desse tipo de tumor destacam-se: infiltração de células tumorais isoladas no tecido cerebral normal, proliferação celular, angiogênese e necrose intensa. Atualmente a abordagem terapêutica principal consiste na ressecção cirúrgica (retirada de todo o tumor visível) seguida de radioterapia e quimioterapia. No entanto, na maioria das vezes o tumor não é bem delimitado, se espalhando pela região cerebral, o que dificulta sua ressecção total. Além disso, a retirada de tecido dessa região pode deixar diversas sequelas. Como consequência, os pacientes apresentam altas taxas de recidivas e baixas taxas de sobrevida. Outra problemática no tratamento desse tipo tumoral se dá devido ao revestimento da barreira hematoencefálica que restringe a entrada de moléculas e substâncias, incluindo fármacos. Deste modo, o presente projeto se propõe a analisar os efeitos antineoplásicos da associação de uma nanopartícula chamada de LDE de estrutura semelhante à lipoproteína de baixa densidade (LDL) que atuará como carreadora do fármaco paclitaxel (PTX), comercialmente conhecido como Taxol®, um quimioterápico cuja ação antiproliferativa celular tem sido comprovada no tratamento de outros tipos de cânceres, tais como câncer de mama e câncer refratário de ovário. Utilizar-se-á a linhagem celular H4 de glioma humano para realizar as análises in vitro dos efeitos citotóxicos e de estresse oxidativo. Para avaliação do crescimento e do efeito do fármaco sobre os grupos de tratamento com PTX e LDE/PTX, cerca de 5x103 células serão cultivadas em microplacas de 96 poços, nas concentrações de 0,01; 0,1; 1 e 10 μM. Após esse procedimento, as concentrações que obtiverem maior inibição do crescimento celular serão utilizadas para os experimentos subsequentes a fim de avaliar o efeito das drogas sobre o ciclo celular, índices de apoptose e necrose, bem como a caracterização das espécies reativas de oxigênio. Para o controle experimental serão utilizadas células não expostas aos compostos. Todos os ensaios serão realizados em triplicata e, por fim, será feita a comparação dos resultados obtidos de modo a verificar o grupo que apresentar maior atividade antitumoral.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2432825 - BARBARA DO NASCIMENTO BORGES
Externo à Instituição - MARICELI BAIA LEAO BARROS
Presidente - 2224452 - WALACE GOMES LEAL
Notícia cadastrada em: 21/09/2022 10:51
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1