Banca de DEFESA: KLINSMANN THIAGO LIMA

DISCENTE: KLINSMANN THIAGO LIMA
DATA: 26/08/2022
LOCAL: Auditório Arlindo Pinto – ICB/UFPA

INIBIÇÃO DE COX-2 EM CAMUNDONGOS INFANTIS SAUDÁVEIS: CONSEQUÊNCIAS SOBRE O COMPORTAMENTO E O ESTRESSE OXIDATIVO.

Ciclooxigenases, AINEs, Comportamento, Estresse Oxidativo, Nimesulida.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia

No sistema nervoso central a ciclooxigenase 2 (COX-2) é uma enzima constitutiva, que atua na manutenção da homeostase neural, modulando a plasticidade sináptica e a geração de novos neurônios. Os Anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são fármacos de escolha que atuam na inibição das enzimas ciclooxigenases, sendo a nimesulida (NMS) um fármaco desta classe. Diversos estudos vêm demonstrando o papel dessas enzimas em distúrbios neurológicos e neuropsiquiátricos como a Doença de Parkinson, Doença de Alzheimer, epilepsia, depressão e esquizofrenia. Desse modo, o objetivo do presente trabalho foi investigar os efeitos da inibição de COX-2 em camundongos infantis saudáveis sobre os critérios comportamentais e bioquímicos. Para isso, foram utilizados camundongos Swiss, machos, com idades entre 21 e 34 dias. Os animais foram divididos aleatoriamente em quatro grupos: (1) Veículo, (2) NMS 2,5mg/kg, (3) NMS 5mg/kg e (4) NMS 10mg/kg. Duas injeções de NMS foram administradas ao dia por via intraperitoneal. Ao longo do experimento, diariamente, foi registrada a massa corporal dos animais e eles foram submetidos aos testes comportamentais de Teste de campo aberto (TCA), labirinto em cruz elevado (LCE), teste da caixa claro/escuro (TCE) e reconhecimento de novo objeto (RNO). Além disso, as amostras dos encéfalos foram coletadas para as análises bioquímicas. Os resultados demonstraram a indução de estresse oxidativo com níveis aumentados de peroxidação lipídica no córtex e hipocampo, bem como a expressão de um comportamento ansiogênico.

Presidente - 3445467 - GILMARA DE NAZARETH TAVARES BASTOS
Externo ao Programa - 1659023 - JULIANA SILVA CASSOLI
Interno - 1912060 - KAREN RENATA HERCULANO MATOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 16:25