News

Banca de QUALIFICAÇÃO: EMERSON FEIO PINHEIRO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EMERSON FEIO PINHEIRO
DATA: 01/06/2022
HORA: 09:00
LOCAL: Sala: SAT 06 (Instituto de Ciências Biológicas/ UFPA)
TÍTULO:

"PARTICIPAÇÃO DO RECEPTOR CANABINÓIDE TIPO 1 (CB1r) NA MODULAÇÃO DO ESTADO REDOX CEREBRAL E DO COMPORTAMENTO TIPO-AGRESSIVO EM Danio rerio (ZEBRAFISH)"


PALAVRAS-CHAVES:

Agressão, Receptor CB1, Sistema Endocanabinóide, Estresse Oxidativo, Zebrafish.


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Fisiologia
RESUMO:

A agressão é um conjunto de ações complexas que envolvem diversos fatores de natureza genética, neurofisiológica, hormonal e comportamental. Além disso, o status redox cerebral também pode influenciar o comportamento agressivo em diferentes espécies. Assim, moduladores desse processo podem influenciar na expressão da agressão. Vários relatos mostraram que o Sistema Endocanabinóide é um neuromodulador e tem efeito antioxidante em diferentes condições. No entanto, sua participação no comportamento agressivo precisa ser melhor compreendida. O presente trabalho visa avaliar o papel do receptor canabinóide tipo 1 (CB1r) no estado redox cerebral e no comportamento agressivo em Danio rerio (Zebrafish). Assim, realizaremos manipulações farmacológicas com o agonista (ACEA) e antagonista (AM-251) do CB1r para avaliar o papel deste receptor na modulação desse comportamento. Para isso, 60 indivíduos da espécie Zebrafish serão subdivididos em grupos: Controle, ACEA e AM-251 (n=20/grupo) sendo isolados aos pares, sem contato físico por 24 horas, seguido de pré-tratamento com interesse e após 30 minutos de farmacocinética, as lutas serão filmadas por 30 minutos, os indivíduos serão identificados como Dominantes ou Subordinados e os cérebros serão coletados para ensaios bioquímicos referentes ao estado redox cerebral. Os resultados preliminares utilizados para validar o protocolo comportamental mostraram um padrão agressivo como os resultados obtidos por Oliveira et al., (2011), sendo o animal dominante/vencedor mais agressivo, com maior frequência dos parâmentros: Atacar, Morder e Perseguir. Os resultados mostram uma clara assimetria comportamental entre Dominantes e Subordinados e a presença de uma hierarquia social baseada na dominância.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALAN BARROSO ARAUJO GRISOLIA
Presidente - 1548199 - ANDERSON MANOEL HERCULANO OLIVEIRA DA SILVA
Interno - 1912060 - KAREN RENATA HERCULANO MATOS OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 31/05/2022 14:39
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba1