Banca de DEFESA: MATEUS DA SILVA REIS

DISCENTE: MATEUS DA SILVA REIS
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Bloco i sala 11i-B

ANÁLISE DO TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO NO MUSEU DO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DO PARÁ

Tratamento da Informação; Tratamento Descritivo da Informação; Tratamento Temático da Informação; Ficha Catalográfica; MIHGP

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Teoria da Informação
ESPECIALIDADE: Representação da Informação

O Tratamento da Informação investiga as dimensões de suporte e tematicidade que compõem o documento, buscando formular pontos de acesso e representações que possibilitam a relação entre usuário x informação x documento em diversas unidades de informação. Nesse sentido, esta pesquisa surge a partir da inquietação acerca do tratamento informacional do Museu do Instituto Histórico e Geográfico do Pará (MIHGP), localizado no Centro Histórico Belém – PA, no qual já foram observadas fragilidades nos processos de organização e representação da informação. Esta pesquisa busca analisar o Tratamento da Informação do MIHGP, com foco na ficha catalográfica, utilizando, de forma interdisciplinar, elementos conceituais e metodológicos da Organização do Conhecimento e da Informação. Trata-se de uma pesquisa descritiva e experimental, utilizando como estratégia metodológica a observação direta. Os procedimentos metodológicos configuraram-se como: a seleção de bibliografias relacionadas â Organização do Conhecimento e Informação e ao Tratamento Temático e Descritivo; construção de níveis de tratamento informacional, nas dimensões descritivas e temáticas, a partir da análise destas bibliografias; a adequação dos campos da ficha catalográfica aos níveis estabelecidos; observação dos níveis alcançados pelo instrumento pesquisa, delineando potencialidades e fragilidades. Notou-se nos resultados que o tratamento informacional atingiu níveis satisfatórios na esfera descritiva, ao possibilitar funções essenciais de investigação do suporte dos objetos do MIHGP. Entretanto, o instrumento de pesquisa não atingiu níveis aceitáveis de tratamento temático, ao não permitir a indexação termos ligados ao conteúdo do documento e a identificação da associação entre proprietários e os objetos do MIHGP. Como solução para essas problemáticas, buscou-se a reformulação desse instrumento a partir do software Tainacan, utilizando novas diretrizes e processos presentes no campo da Museologia e Ciência da Informação.

Presidente - 1866047 - ROBERTO LOPES DOS SANTOS JR
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo ao Programa - 2998085 - FLAVIA OLEGARIO PALACIOS
Externo ao Programa - 1206611 - ROSANGELA MARQUES DE BRITTO