Banca de DEFESA: EDUARDO JOSE CALDEIRA TAVARES

DISCENTE: EDUARDO JOSE CALDEIRA TAVARES
DATA: 27/02/2020
LOCAL: Secretaria do PPGCI/ICSA (SH04)

APROPRIAÇÃO DIGITAL NO ENSINO SUPERIOR: Um estudo sobre a Exclusão Digital na Universidade do Estado do Pará

Exclusão Digital. Inclusão Digital. Apropriação Digital. Tecnologias de Informação e Comunicação. Educação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação

As Tecnologias de Informação e Comunicação, como recursos didáticos, estão sendo cada vez mais inseridos na Educação. O computador e a Internet, tem proporcionado ao estudante a possibilidade de aprendizagem de variadas maneiras. No entanto, estas tecnologias geralmente não são utilizadas de forma efetiva pelo estudante. De modo geral, As TIC são utilizadas para a resolução de problemas simples. Este cenário poderá permitir a ocorrência de processos de Exclusão Digital no ambiente acadêmico. A Exclusão Digital refere-se à diferença entre indivíduos no acesso às TIC. A Exclusão Digital possui 3 (três) níveis de abordagem e várias são suas causas como condição econômica, escolaridade, falta de habilidade digital, falta de oportunidades de uso. O objetivo deste estudo é discutir a Exclusão Digital no Ensino Superior e a importância do desenvolvimento de habilidades no uso de TIC em processos de apropriação digital. Para este propósito, foi realizado um estudo de caso Universidade do Estado do Pará (UEPA), tendo como sujeito pesquisado o estudante de graduação. Os instrumentos aplicados na pesquisa foram 1 (um) questionário sociodemográfico e sobre o uso de TIC que abordou dados do estudante pesquisado como idade, sexo, moradia e renda familiar e sobre o seu uso de TIC e teste para avaliar a capacidade do estudante em operar computadores, bem como a capacidade de buscar, localizar, selecionar e avaliar informação na Internet, chamado de teste de habilidades digitais. Participaram da pesquisa 84 estudantes de 4 (quatro) cursos de graduação. As conclusões deste estudo demonstraram que o ambiente acadêmico vive processos de Exclusão Digital. O uso da TIC de forma efetiva e autônoma é prejudicada pela falta de habilidades que o estudante tem para explorar os variados recursos que uma ferramenta possui e que por muitas vezes, o usuário desconhece. O desempenho dos estudantes foi bastante afetado no teste que verificou suas habilidades informacionais. As TIC não são utilizadas de forma efetiva na pesquisa e seleção de informação. É um problema de habilidade em que o estudante precisa demandar atenção. A alfabetização digital é importante para que usuários superem estes problemas de Exclusão Digital. A partir dos resultados da pesquisa, pode-se afirmar que o estudante universitário, possui razoável habilidade no uso de TIC no teste, mas é necessário que eles se tornem usuários mais críticos com o uso das tecnologias, tornando-a assim uma ferramenta produtiva, sobretudo na aquisição de conhecimento para sua formação na sociedade atual que vivem.

Presidente - 3085361 - FERNANDO DE ASSIS RODRIGUES
Interno - 2270744 - CRISTIAN BERRIO ZAPATA
Interno - 2259859 - FRANCIELE MARQUES REDIGOLO
Externo à Instituição - ANGELA MARIA GROSSI