Banca de QUALIFICAÇÃO: EDDIE CARLOS SARAIVA DA SILVA

DISCENTE: EDDIE CARLOS SARAIVA DA SILVA
DATA: 14/09/2022
LOCAL: GoogleMeet

ORGANIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO NA CATALOGAÇÃO NA FONTE: ESTUDO NAS BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO NORTE - BRASIL

organização da informação; representação da informação; serviços e produtos informacionais; ficha catalográfica; região Norte – Brasil.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
SUBÁREA: Biblioteconomia
ESPECIALIDADE: Técnicas de Recuperação de Informação

A Organização da Informação que por si tem o objetivo de estreitar as relações entre os produtos informacionais e o acesso por parte dos usuários, quanto vinculado a Representação da Informação, foca no processo de descrição do material e do conteúdo, seguindo fiel aos dados do material e pensando estrategicamente o que é relevante na busca e recuperação pelo usuário. Para isso, na Biblioteconomia são adotados códigos, normas e instrumentos para a representação que melhor se adaptem a necessidade da biblioteca e do usuário. Um dos serviços ofertados pelas Bibliotecas, especificamente as de cunho universitário, é a elaboração da ficha catalográfica que pode ser executada de forma tradicional ou automatizada. Esse tipo de serviço de informação tem como produto gerado a própria ficha catalográfica, que devido as duas opções de elaboração já citadas (tradicional e automatizada) podem apresentar divergências e erros, quando comparado com as orientações que o código de catalogação ou instruções do próprio sistema automatizado apresentam. Devido a essa diversificação que pode ser encontrada no produto da ficha catalográfica é gerada a seguinte questão: Como está sendo aplicada a Organização da Informação na representação da informação em fichas catalográficas nas Instituições Públicas de Ensino Superior da região Norte, Brasil, tendo como base o Código de Catalogação Anglo-Americano e a Resolução n. 184/2017 – Conselho Federal de Biblioteconomia. Tendo como justificativa a necessidade de padronização da informação por apresentar uma diversidade, tanto por profissionais graduados e experientes quanto por usuários (leigos ao processo de catalogação) do formato automatizado. Com isso, essa pesquisa tem como objetivo analisar a aplicação da Organização da Informação junto ao serviço/produto da Ficha Catalográfica nas Instituições Públicas de Ensino Superior da região Norte, a fim de evidenciar a diversificação quanto a apresentação dessa ficha catalográfica, os possíveis erros encontrados e ressaltar a obrigatoriedade estipulada na Resolução nº 184/2017 – Conselho Federal de Biblioteconomia. E para tal, objetivos específicos foram estabelecidos com o propósito de conduzir a pesquisa no alcance dos resultados: a) Mapear o serviço de ficha catalográfica entre as IPES da região norte, quanto a prestação, procedimento e formato do serviço disponibilizado; b) Estudar a funcionalidade do formato manual e automatizado junto às IPES da região Norte; c) Analisar a elaboração e incidência da ficha catalográfica disponibilizada pelas IPES da região Norte. O percurso metodológico está construído quanto ao objetivo como pesquisa descritiva, de abordagem quali-quantitativa e de natureza básica. No que diz respeito aos tipos de procedimentos foram adotados como métodos de pesquisa: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo e estudo de caso múltiplos, fazendo uso dos seguintes instrumentos para coleta de dados: levantamento (bibliográfico, documental e de dados), observação direta, questionário eletrônico e entrevista e, além disso, para análise dos dados coletados optou-se pela análise de conteúdo. Quanto aos resultados esperados, almeja-se evidenciar a diversificação no serviço/produto da ficha catalográfica junto as Bibliotecas Universitárias; elencar os erros e/ou falhas mais comuns na elaboração da ficha catalográfica, seja no formato tradicional ou automatizado e; ressaltar a obrigatoriedade estipulada pela Resolução n. 184/2017 - Conselho Federal de Biblioteconomia.

Presidente - 047.530.268-09 - JOÃO BATISTA ERNESTO DE MORAES - UNESP
Interno - 3152643 - MARISE TELES CONDURU
Externo à Instituição - WALTER MOREIRA
Notícia cadastrada em: 26/08/2022 18:03