News

Banca de QUALIFICAÇÃO: VALERIA SARAIVA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALERIA SARAIVA LIMA
DATA: 26/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas
TÍTULO:

Abordagem Investigativa no Ensino de Biologia Molecular: Produção e utilização de um jogo didático para o estudo do DNA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Biologia Molecular, metodologias ativas, aprendizagem investigativa, DNA.


PÁGINAS: 22
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

O estudo do DNA é uma jornada fascinante que nos leva ao cerne da vida. Desde a descoberta de sua estrutura em 1953 por James Watson e francis Crick, o DNA se tornou a pedra angular da biologia moderna, desbloqueando os segredos do funcionamento dos seres vivos. A Biologia Molecular estuda o DNA, bem como outros aspectos relacionados ao funcionamento e à expressão dos genes. Isso inclui processos como replicação, transcrição e tradução do DNA, bem como a regulação genética e a estrutura das moléculas envolvidas. Este trabalho trata de um processo de produção didática sobre a temática de Ensino de Biologia Molecular para o Ensino de Biologia em nível médio da educação básica, que apresenta como principais problemáticas a complexidade dos conceitos e a necessidade de compreensão de processos bioquímicos e genéticos detalhados, pois os alunos podem ter dificuldades em visualizar estruturas moleculares e entender os mecanismos de regulação genética. A pergunta central que orienta as ações de produção é a seguinte: Como desenvolver, utilizar e avaliar um jogo didático que favoreça a aprendizagem investigativa em Biologia Molecular, entre estudantes do Ensino Médio, para o qual traçamos como objetivo desenvolver, implementar e avaliar um jogo didático para melhorar o processo de ensino e aprendizagem em Biologia Molecular, com a finalidade de verificar a efetividade da utilização de jogos como recurso pedagógico.  O jogo educacional desenvolvido com a participação ativa dos estudantes, é um jogo didático sobre a transcrição e a síntese proteica com foco no estudo do DNA, produzido com base na escolha dos conceitos de Biologia Molecular e DNA. A primeira etapa consistiu no levantamento bibliográfico, através de artigos acadêmicos sobre jogos didáticos, ensino de Biologia molecular e metodologias ativas. A segunda etapa consistiu na elaboração do jogo pelos alunos. E, finalmente na terceira etapa foi feita a análise das características do jogo com base nos referenciais do Ensino de Biologia Molecular. Os recursos utilizados foram, computador, impressora, papel, peças de madeira para montar, dados, papel e canetinhas. Como sugestão de uso, os jogos didáticos são ferramentas para o ensino em sala de aula, para os alunos revisarem conceitos em Biologia Molecular que não ficaram bem compreendidos. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1886934 - ADRIANO BIANCALANA
Externo à Instituição - Alba Cristina Miranda de Barros Alencar
Interno - 1961275 - FERNANDA SIMAS CORREA BIANCALANA
Externo ao Programa - 2317488 - LEANDRA DE PAULA CARDOSO PINHEIRO
Notícia cadastrada em: 25/04/2024 15:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2