Banca de QUALIFICAÇÃO: LUIZ DE ARAUJO ALVES

DISCENTE: LUIZ DE ARAUJO ALVES
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

CONHECENDO AS PARASITOSES E SUAS VIAS DE TRANSMISSÃO: UMA VISÃO ABRANGENTE DAS PARASITOSES TRANSMITIDAS EM HORTALIÇAS VENDIDAS EM FEIRAS.

Parasitologia; Profilaxia; Investigação; Protagonismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Parasitologia

As parasitoses são doenças que acometem milhares de pessoas em todo o mundo, em destaque especial, crianças e adolescentes em idade escolar. Por isso, melhorar o entendimento de pessoas nestas faixas etárias pode contribuir para a diminuição do número de casos ao longo do tempo, além de formar disseminadores de conhecimento sobre essas enfermidades e sua forma de transmissão. Para um bom estudo e maior compreensão de conteúdos relacionados à parasitologia é necessário entendimento dos organismos considerados parasitos e seu ciclo de vida biológico, forma de transmissão, prevalência e prevenção. A frequência dos casos de infecção parasitária depende de muitos fatores entre eles podemos destacar falta de saneamento básico ou precário e a contaminação feco-oral por alimentos. Esse estudo tem por objetivo propor uma uma sequência didática que melhore o ensino-aprendizagem de alunos do ensino médio sobre as doenças parasitárias e as maneiras de mitigá-las e/ou preveni-las. O presente projeto de TCM tratará de uma pesquisa de validação, de natureza qualitativa e quantitativa, através do desenvolvimento de uma sequência didática investigativa que favoreça o ensino-aprendizagem de conceitos de parasitologia por parte dos alunos. As parasitoses escolhidas para fazer parte da sequência didática serão aquelas transmitidas pela via feco-oral, em particular, as transmitidas por água contaminada e hortaliças vendidas em feiras livres ou por ambulantes. O estudo será desenvolvido na Escola de Ensino Médio Severo Alves, no município de Breu Branco-Pa. Os sujeitos da pesquisa serão os alunos da turma de terceiro ano que farão uma análise parasitológica nas hortaliças vendidas pelos comerciantes na feira municipal. Após a coleta de dados da pesquisa de campo os resultados serão organizados, tabulados e registrados em relatórios elaborados pelos alunos. Ao fim da execução da sequência didática sucederá um diálogo reflexivo e qualitativo entre professor e alunos sobre a metodologia realizada da temática investigada, destacando também a participação do trabalho em equipe, cooperação, organização, autonomia e envolvimento nos saberes cotidianos e científicos. Haverá aplicação de questionário sobre questão objetivas de parasitologia e pesquisa satisfatória sobre a sequência didática investigativa.

Interno - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Interno - 1902138 - AGENOR VALADARES SANTOS
Presidente - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Externo ao Programa - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER