Banca de QUALIFICAÇÃO: JURANILSON DE JESUS PEREIRA PRIVADO

DISCENTE: JURANILSON DE JESUS PEREIRA PRIVADO
DATA: 30/04/2024
LOCAL: Instituto de Ciências Biológicas

O uso de jogo de tabuleiro para promover o entendimento sobre os manguezais e sua importância ambiental.

Jogo de tabuleiro; Ensino Investigativo; Manguezais

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

O referido trabalho traz uma abordagem sobre as dificuldades encontradas em sala de aula no que diz respeito ao ensino específico de plantas com frutos (angiospermas), com foco principal àquelas localizadas nos ecossistemas de manguezais. Para facilitar o entendimento sobre o tema abordado e, também, tornar o processo de aprendizagem mais fácil, dinâmico e divertido, será utilizado um jogo de tabuleiro construído pelos próprios alunos com a orientação do professor de sala de aula. Durante o desenvolvimento do projeto serão realizadas algumas atividades seguindo o roteiro da sequência didática. A turma vai ser orientada para que nas primeiras aulas já trazerem algumas informações que acham pertinentes para serem trabalhadas em sala e na construção do projeto. Houve explanação do assunto sugerido como: localização dos manguezais, árvores presentes nos manguezais, espécies de organismos vivos que dependem deste ecossistema e importância sócio econômica para as comunidades localizadas próximo ao entorno deste habitat. A metodologia a ser utilizada fará uso de algumas atividades pedagógicas de grande importância para a realização do projeto como exibição de vídeos da plataforma do Youtube e visitas nas áreas dos mangues. Essa abordagem é ideal para alunos do Ensino Médio, visando estimular o protagonismo dos estudantes em sua jornada de aprendizado. Os resultados esperados incluem uma maior compreensão dos alunos sobre os conceitos das angiospermas presentes nos manguezais.

Interno - 2696109 - ADRIANA COSTA GUIMARAES
Interno - 1902138 - AGENOR VALADARES SANTOS
Presidente - 1774934 - FRANCISCO ACACIO ALVES
Externo ao Programa - 1810764 - LUCIANA PEREIRA XAVIER