News

Banca de QUALIFICAÇÃO: LÓ MARTINS DE ANDRADE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LÓ MARTINS DE ANDRADE
DATA: 02/05/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

O FRUTO DO AÇAÍ E O ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS NA PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO FUNDANTAL


PALAVRAS-CHAVES:

Saber, Livro, Sustentabilidade, Amazônia, Marajoara.


PÁGINAS: 39
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O presente trabalho com tema “O Fruto do Açaí e o Ensino das Ciências Ambientais na
Prática Docente da Educação Básica”, produzir um produto educacional que auxilie na
compreensão e aprendizagem de professores e alunos, sobre a importância da preservação e o
correto uso dos recursos naturais por meio dos estudos dos impactos ambientais e sociais que
a extração, comercialização e manejo do açaí influenciam na prática da educação básica e a
vida social. Com a atividade de sustentabilidade e uso do conhecimento registrado em
produção escrita nas temáticas das Ciências Ambientais a partir de uma realidade na
Amazônia Marajoara. O projeto será desenvolvido professores e alunos do Ensino
Fundamental I de escolas da rede pública do município de Ponta de Pedras, Ilha do Marajó,
estado do Pará. Como instrumento de coleta de dados com questões objetivas e subjetivas,
serão utilizados formulários, dando ênfase aos aspectos relevantes para maior embasamento
dos contrastes da realidade observada. Será tomada como base da pesquisa de campo a
abordagem quanti-qualitativa que conduzirá ao equilíbrio dos possíveis resultados. Tendo
como meta de resultado do projeto um produto didático no formato de um livro impresso, “e-
book” ou livro digital denominado “Cacho do Saber” com narrativas locais de vivências do
interior, experiências de professores, bem como a fundamentação científica dos estudos e
conhecimentos do alimento que faz parte da mesa do marajoara, com a intenção de fazer
conhecer o saber empírico do povo e suas vivências locais, de modo relevante e o impacto que
a temática possui no dia a dia. Ao final da implementação das estratégias educativas e o livro
paradidático proposto, espera-se que o conhecimento tenha sido amplificado e este trabalho
possa contribuir, efetivamente, na prática diária dos professores. Busca-se, ainda, que
professores e alunos absorvam o conhecimento de forma concisa e descontraída. Assim,
possibilitará, aos professores, uma ferramenta crucial para auxiliar no aprendizado, utilizando
um recurso metodológico eficaz e facilitador no processo de ensino e aprendizagem em todas
as áreas de conhecimento. Propiciar a formação de valores e atitudes criadas sob o enfoque da
sustentabilidade, talvez seja a maior herança que essa pesquisa possa deixar como legado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 423.668.602-34 - CLEBER SILVA E SILVA - IFPA
Interno - 2178234 - KARLA TEREZA SILVA RIBEIRO
Externo à Instituição - PATRICIA NORAT GUILHON
Interno - 2305517 - WESLEY OLIVEIRA KETTLE
Notícia cadastrada em: 19/04/2024 09:37
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2