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Banca de QUALIFICAÇÃO: ALTEMAR PEREIRA DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALTEMAR PEREIRA DOS SANTOS
DATA: 05/08/2022
HORA: 15:00
LOCAL: Plataforma virtual - https://teams.microsoft.com/l/meetup-join/19:A91ykBgzjEbSUUrgxFlXs10a83ilAlBSfU
TÍTULO:

PERCEPÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA DIAGNÓSTICA NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO ENTRE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO E SEUS FREQUENTADORES


PALAVRAS-CHAVES:

Percepção Ambiental, Educação Ambiental, Parque Estadual de Proteção
Integral do Utinga, Unidades de Conservação, Desenvolvimento Sustentável.


PÁGINAS: 36
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Segundo os últimos dados do IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas,
2022), as intervenções humanas no ambiente natural estão provocando consequências sérias
no modo de vida de nossa humanidade e de toda a biodiversidade, exigindo de nós, cada vez
mais, a busca de um saber ambiental dentro de uma pedagogia que implique na construção de
estratégias que determine uma reapropriação do conhecimento dentro de uma educação
ambiental (EA) de ação transversal e interdisciplinar, consolidando, dessa forma, novas
perspectivas de diálogos e de saberes, pois segundo Henrique Leff (2001) o ambiente é um
objeto complexo, onde se configuram entes híbridos, feitos de natureza, tecnologia e texto. A
criação de Unidades de Conservação (UCs) através do Sistema Nacional de Unidades de
Conservação (SNUC) representa mais uma dessas possibilidades de construção de uma
educação ambiental conscientizadora-emancipatória a esse cenário de complexidade
crescente, sendo que as Unidades de Conservação representam espaços facilitadores de
interação entre o homem e a natureza, estabelecendo e favorecendo uma rica base de fatores
que facilitam o entendimento físico-químico e biológico dos processos vitais. Com a Rio-92, a
maior conferência ambiental realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que
resultou na criação da agenda 21, reconhecendo que a EA para a sustentabilidade equitativa é
um processo de aprendizagem permanentemente baseado no respeito a toda forma de vida,
abrindo e permitindo uma nova perspectiva de discussão de Educação Ambiental mais
antenada e voltada as novas tomadas de relevância científica e social, contribuindo com o
rompimento dos feudos da disciplinarização da linguagem científica contemplada no ensino
tradicional, ainda presente em nosso processo de ensino-aprendizagem relacionados aos
problemas ambientais. Portanto, uma das ferramentas para o início de uma sensibilização
ambiental é o diagnóstico através da percepção ambiental dos indivíduos. Neste contexto, o
objetivo de nosso trabalho é identificar a percepção ambiental dos frequentadores ou
visitantes do Parque Estadual de Proteção Integral do Utinga (PEUt) localizado na Região
Metropolitana de Belém/PA. Para tal, a pesquisa buscará, num primeiro momento, avaliar a
percepção ambiental dos visitantes ou frequentadores, através de entrevistas semiestruturadas
realizadas in loco. Num segundo momento, avaliaremos a percepção ambiental de estudantes
de uma escola da rede particular do ensino fundamental II (6o e 7o anos), utilizando a
metodologia da análise de conteúdo propostos pela BNCC, como atividades de intervenção de
Educação Ambiental com os propósitos de sensibilizar e conscientizar essas crianças para os
conflitos e impactos presentes no Bioma Amazônico e a importância da conservação e da
função do PEUt, contribuindo no desenvolvimento de atividades de intervenção que possam
gerar perspectivas positivas de transformação sócio-ambiental mais efetiva.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2995023 - DAVIS CASTRO DOS SANTOS
Interno - 327514 - SIMONE DE FATIMA PINHEIRO PEREIRA
Externo ao Programa - 1174136 - MARILENA LOUREIRO DA SILVA
Externo à Instituição - ARIANE BAFFA LOUREIRO
Notícia cadastrada em: 05/08/2022 13:31
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