Banca de DEFESA: CINTHYA MADURO DE LIMA

DISCENTE: CINTHYA MADURO DE LIMA
DATA: 14/05/2019
LOCAL: NEB, UFPA

O Trabalho Pedagógico de Professores de Informática Educativa no Processo de Aprendizagem: Articulações e Rupturas.

Formação de Professores. Informática Educativa (IE). Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Processo ensino- aprendizagem.

ÁREA: Educação

A presente pesquisa teve como objetivo central analisar o trabalho pedagógico de professores de Informática Educativa (IE) no processo de aprendizagem mediado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). E como objetivos específicos: a) discutir as bases teóricas da Informática Educativa e suas contribuições para a ação pedagógica do professor e a aprendizagem do aluno no ensino fundamental, b) descrever a formação e ou competências e habilidades necessárias para o trabalho pedagógico com a IE e c) caracterizar a atuação pedagógica de professores de IE no ensino fundamental no município de Ananindeua - PA. A caminhada metodológica apresenta como principal base de analise a abordagem qualitativa, envolvendo além da pesquisa bibliográfica e documental a pesquisa de campo com a aplicação de entrevista semiestruturada aos informantes, escolhidos de três escolas da rede pública de ensino. Os resultados indicam que a IE apresenta múltiplas concepções, dentre as quais a de que é plural e interdisciplinar, confirmada pela análise dos dados da entrevista, que provou a ligação da IE a vários princípios e teorias pedagógicas, como o Instrucionismo, o Construcionismo, o Conectivismo, dentre outra, indicando que são as escolhas metodológicas dos educadores, em relação ao uso das TIC na educação que a fazem atender a um ou a outro paradigma educacional e social. Quanto a formação docente para o trabalho pedagógico no processo de aprendizagem, constatamos que o professor de IE também precisa atender ao perfil de trabalhador exigido para o século XXI, sendo importante na sua função não apenas a graduação em licenciatura, mas também a participação em formações continuadas que lhes permitam adquirir além dos conhecimentos técnicos e pedagógicos necessários a ação docente, também os conhecimentos experienciais importantes para o domínio global de uma situação de aprendizagem, bem como conhecimentos que correspondem ao nível avançado de competências em TIC, uma vez que precisam representar não um, mas vários papeis dentro da escola, dentre os quais: pesquisador, articulador, crítico, reflexivo e criativo, pois sua responsabilidade é fazer a mediação educacional e tecnológica de alunos e professores nesta sociedade fundamentalmente digital, a fim de formar cidadão comprometidos com a construção de uma sociedade democrática. Quanto ao trabalho pedagógico de professores de IE nas escolas de Ananindeua, afirmamos que este vem sendo realizado de forma precária, em função de questões organizacionais e estruturais, que tem trazido muitas dificuldades para o desenvolvimento do programa de IE na rede municipal de educação. Constatamos também que os entrevistados apresentam discursos paradoxais sobre o uso das TIC na educação, porque, apesar de suas falas acompanharem o discurso oficial dos projetos da IE no município e PPPs das escolas, que imprimem o apoio a abordagem Construcionista de uso das TIC na educação, visando a promoção de uma educação mais justa e igualitária, a partir da inclusão digital e social dos sujeitos para formar cidadão mais críticos e socialmente democráticos, suas ações, na prática, revelam uma ruptura às convicções que pregam e uma retomada a princípios da escola tradicional, antidemocrática, segregadora e excludente.

Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 1486870 - FABRICIO AARAO FREIRE CARVALHO
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - PEDRO FRANCO DE SÁ