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Banca de DEFESA: NATASHA LIMA DA FONSECA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NATASHA LIMA DA FONSECA
DATA: 26/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: HÍBRIDO: SALA PPGSCA / PLATAFORMA DIGITAL
TÍTULO:

LETRAMENTO EM SAÚDE DE DISCENTES VINCULADOS À UM

INSTITUTO DE SAÚDE NA AMAZÔNIA


PALAVRAS-CHAVES:

Letramento em Saúde; Educação em Saúde; Ensino; Formação em
Saúde; Graduação.


PÁGINAS: 65
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

O letramento em saúde pode ser conceituado como a forma de acessar, compreender, 

avaliar e utilizar as informações e serviços de saúde, proporcionando ao indivíduo
autonomia nas tomadas de decisões e ações voltadas a própria saúde e de outros. Este é
considerado um dos mais importantes determinantes sociais de saúde (DSS), onde sua
competência ultrapassa as habilidades cognitivas do indivíduo, em decodificar,
memorizar e aplicar de forma segura as informações provenientes dos sistemas e
profissionais da saúde. Dentro do processo de ensino-aprendizagem ele tem um papel
fundamental na formação dos futuros profissionais de saúde, de modo que eles sejam
capazes de interagir com segurança em seu meio social. O papel institucional na
formação de indivíduos letrados é de suma importância, formando indivíduos
conscientes, que melhor apliquem o letramento em saúde dentro de suas práticas
cotidianas. Objetivo: Analisar as condições de letramento em saúde de discentes
vinculados a um Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará
(UFPA). Métodos: Trata-se de estudo transversal analítico, realizado com 1495
estudantes de graduação do ICS da UFPA. Para a coleta de dados, utilizamos o
instrumento de mensuração Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br) e juntamente com
um questionário sociodemográfico. As análises realizadas incluíram uma análise
descritiva e associação das médias dos escores com as variáveis sociodemográficas e
entre os cursos de graduação. Resultados: Diferenças estatisticamente significativas
foram observadas em várias dimensões do HLQ-Br, em relação a variáveis
sociodemográficas, as doenças relatadas e entre os cursos de graduação dos
participantes. Foram encontradas potencialidades no que diz respeito a “avaliar as
informações de saúde” e limitações em “sentir-se compreendido e apoiado pelos
profissionais de saúde”. Considerações Finais: Essa pesquisa contribui para uma
compreensão mais abrangente do letramento em Saúde entre estudantes universitários e
destaca a importância de currículos integrados e abordagens educacionais que promovam
uma população mais informada e capacitada em relação à saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3301328 - FLAVIA SIROTHEAU CORREA PONTES
Externo à Instituição - KATARINNE LIMA MORES
Presidente - 1615573 - LILIANE SILVA DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 27/03/2024 10:39
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