Banca de QUALIFICAÇÃO: NATASHA LIMA DA FONSECA

DATA: 07/12/2023
LOCAL: Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde

LETRAMENTO EM SAÚDE DE DISCENTES VINCULADOS À UM INSTITUTO DE SAÚDE NA AMAZÔNIA

Letramento em Saúde; Educação em Saúde; Ensino; Formação em Saúde; Graduação.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

O letramento em saúde pode ser conceituado como a forma de acessar, compreender, avaliar e utilizar as informações e serviços de saúde, proporcionando ao indivíduo autonomia nas tomadas de decisões e ações voltadas a própria saúde e de outros. No contexto da saúde coletiva o letramento em saúde é considerado como uma forma de desenvolver habilidades cognitivas, sociais e funcionais que permitem a promoção da saúde e a prevenção de agravos. Dentro do processo de ensino-aprendizagem ele tem um papel fundamental na formação dos futuros profissionais de saúde, de modo que eles sejam capazes de interagir com segurança em seu meio social. O papel institucional na formação de indivíduos letrados é de suma importância, formando indivíduos conscientes, que melhor apliquem o letramento em saúde dentro de suas práticas cotidianas. Objetivo: Avaliar as condições de letramento em saúde de discentes vinculados a um Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Métodos: Trata-se de estudo transversal analítico, que será realizado em um Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para a mensuração do letramento em saúde será aplicada a versão brasileira do instrumento Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br), além de um questionário sociodemográfico. Os resultados referentes às dimensões do HLQ-Br serão dispostos em médias, enquanto a análise estatística será realizada a partir do software SPSS para verificar a associação entre o letramento em saúde e as variáveis sociodemográficas.

Presidente - 1615573 - LILIANE SILVA DO NASCIMENTO
Interno - 3301328 - FLAVIA SIROTHEAU CORREA PONTES
Externo ao Programa - 1406544 - CAMILA LIMA DE ANDRADE
Externo à Instituição - KATARINNE LIMA MORES