Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIEL MACOLA DE ALMEIDA

DATA: 03/10/2023
LOCAL: Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde-MASA

Letramento em saúde de docentes vinculações a um Instituto de Saúde na Amazônia

Letramento em Saúde, Instituições de Ensino Superior, Docentes.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública

Resumo

O Letramento em Saúde se traduz nas competências para acessar e utilizar informações e Serviços de Saúde. O Letramento em Saúde subsidia a tomada de decisões, gerando autonomia e motivação para o indivíduo. Representa as habilidades para exercitar julgamento crítico de recursos e informações de saúde, além da habilidade de comunicação e interação para expressar necessidades sociais para a promoção da saúde. A educação em e para a saúde está relacionada ao Letramento favorecendo as reflexões da interrelação com as políticas educacionais de formação em saúde, na qual todos os trabalhadores das instituições de ensino superior desempenham papel protagonista na transformação do ensino para prática profissional de assistência prestada a população. Objetivo: Avaliar as condições do Letramento em Saúde de docentes vinculados ao Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Pará. Métodos: estudo transversal analítico desenvolvido no Instituto de Ciências da Saúde (ICS) da Universidade Federal do Pará (UFPA) no município Amazônico de Belém do Pará. Será aplicada a versão brasileira validada do Health Literacy Questionnaire (HLQ) para a análise do Letramento em Saúde de docentes vinculados ao instituto, além de um questionário sociodemográfico. Os dados serão dispostos descritivamente e os testes de associação serão realizados estatisticamente a partir do software SPSS.

Interno - 3301328 - FLAVIA SIROTHEAU CORREA PONTES
Interno - 1508844 - MARCOS VALERIO SANTOS DA SILVA
Externo à Instituição - KATARINNE LIMA MORES
Notícia cadastrada em: 20/11/2023 17:02