Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS DIEGO LISBOA CARNEIRO

DISCENTE: CARLOS DIEGO LISBOA CARNEIRO
DATA: 03/07/2023
LOCAL: Plataforma Google Meet - Instituto de Ciências da Saúde

ANÁLISE EPIDEMIOLÓGICA E DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DAS SÍNDROMES CORONARIANAS AGUDAS EM UM HOSPITAL DE REFERÊNCIA EM CARDIOLOGIA NO ESTADO DO PARÁ

Palavras – chaves: Síndrome Coronariana Aguda; Epidemiologia; Análise Espacial.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

INTRODUÇÃO: As Síndromes Coronarianas Agudas (SCA) são um grupo de doenças definidas por um evento agudo, com rompimento de uma placa aterosclerótica instável, envolvendo mecanismos de ativação plaquetária, inflamatórios e dos fatores de coagulação, capazes de formar trombos, levando a vasoespasmo com redução do fluxo sanguíneo e isquemia miocárdica. As SCA são subdivididas em Angina Instável, Infarto Agudo do Miocárdio sem supradesnivelamento de ST, e com supradesnivelamento de ST, sendo observadas em unidades hospitalares principalmente através da história clínica de desconforto torácico, análise eletromiográfica e dosagem de marcadores de necrose miocárdica. OBJETIVO: Analisar a epidemiologia e a distribuição espacial das Síndromes Coronarianas Agudas (SCA) em um hospital de referência em cardiologia no estado do Pará. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um estudo quantitativo descritivo e analítico do tipo longitudinal baseado em uma coorte retrospectiva hospitalar dos anos de 2018 a 2022. O estudo será realizado no Setor de Cadastro de Síndromes Coronarianas Agudas do Serviço de Arquivo Médico e Estatística (SAME) da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna, no Estado do Pará, onde serão obtidos dados relacionados às variáveis epidemiológicas e clínicas. Os dados relacionados às variáveis demográficas e cartográficas serão obtidos do Censo de 2010 via TABNET - DATASUS e o sistema milionésimo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), respectivamente. Após a obtenção dos dados, os mesmos serão depurados, no sentido de filtrar o conjunto de variáveis que serão utilizadas para a modelagem do Banco de Dados Geográfico (BDGeo). Será realizada uma análise inferencial e descritiva dos dados, para a elaboração de indicadores, utilizando os programas Epi Info 7 e Bioestat 5.0. O resultado será chamado de estatisticamente significante se o valor-p for menor que 0,05. Além disso, serão geradas análises da distribuição espacial das SCA no Estado do Pará, utilizando técnicas de Geoprocessamento (GEO), nos ambientes do ArcGis 10.5 e TerraView 4.0.

Presidente - 1804525 - DENISE DA SILVA PINTO
Interno - 430.257.652-91 - CLAUDIA DO SOCORRO CARVALHO DE MIRANDA - UFPA
Interno - 2390797 - JOAO SIMAO DE MELO NETO
Externo à Instituição - MARCIO CLEMENTINO DE SOUZA SANTOS