Banca de DEFESA: REGINALDO DE OLIVEIRA MOURAO

DISCENTE: REGINALDO DE OLIVEIRA MOURAO
DATA: 21/12/2023
LOCAL: Laboratório de Caracterização de Materiais-MATCAM- UFPA

"A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA REDUÇÃO DO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NO PRÉDIO DA REITORIA DO CAMPUS SEDE DA CIDADE UNIVERSITÁRIA PROF. JOSÉ DA SILVEIRA NETTO – UFPA".

Educação Ambiental; Economia de Energia; PROGEP; UFPA.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

O meio ambiente tornou-se um tema consideravelmente estudado e debatido por entidades como: governos, setores públicos e privados, organizações, instituições de ensino e pesquisa, movimentos de defesa ambiental e a sociedade em geral. A gravidade dos problemas ambientais exige o engajamento de vários setores da sociedade, principalmente, o da educação. As instituições de ensino superior devem atuar como protagonistas no combate aos impactos ambientais gerados pela sociedade. Neste cenário destaca-se o uso racional de energia, para que se possa minimizar o seu desperdício. Nesse sentido, esta pesquisa colabora com a implementação de ações voltadas para a gestão ambiental das IFES, tendo como objeto de estudo a UFPA, que possui significativa relevância por estar situada na região Amazônica. Assim o objetivo da pesquisa foi avaliar o controle do desperdício de energia na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal da UFPA (PROGEP), buscando abordar a educação ambiental e compreender a percepção dos servidores lotados neste setor. Para tal, fundamentou-se em uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, assim foram realizadas pesquisas de campo através de aplicação de um questionário aos TAEs da PROGEP, demonstrando quais formas de economia de energia elétrica que se aplica aquele setor administrativo, assim, como análise de documentos oficiais da instituição. Este trabalho apresentou um estudo sobre percepção ambiental, com foco nas questões da sustentabilidade e educação ambiental organizacional. A investigação da percepção ambiental dos servidores da UFPA apontam na maioria das respostas para uma percepção positiva no que se refere às questões de sustentabilidade ambiental no contexto institucional, somente em relação à pergunta sobre o acesso a informações de uso econômico dos aparelhos, constatamos que a maioria dos servidores (aproximadamente 89%) não possuem acesso a essas informações, o que pode ser prejudicial às praticas de ações sustentáveis e eficiência econômica dentro da instituição. Onde partir das respostas, pode-se considerar que os servidores tem conhecimento sobre as práticas de sustentabilidade no trabalho, e que o controle de consumo de energia elétrica é essencial à gestão dos recursos energéticos na UFPA. No entanto, é preciso intensificar as ações que já estão em andamento, mas também é necessário implantar novas estratégias que promovam a eficiência energética na Instituição. Como produto técnico será proposto um manual de boa conduta para os servidores de um modo geral, que possa no futuro refletir na economia de energia elétrica no campus universitário da UFPA.

Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 21/12/2023 11:22