Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABEL LEMOS DA SILVEIRA

DISCENTE: ISABEL LEMOS DA SILVEIRA
DATA: 21/12/2023
LOCAL: INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO-ICED ( Bloco "A ")

"EMPREGO DE GREEN NUDGES PARA REDUÇÃO DE CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA NA UFPA".

green nudges; comportamento sustentável; energia elétrica

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Diante da escassez dos recursos naturais em decorrência do uso irracional e da degradação ambiental, o engajamento social pelas alterações climáticas favorece a disseminação de mudanças em prol da sustentabilidade. Entretanto, direcionar os comportamentos para a prática de atitudes sustentáveis é um problema devido à falta de impacto imediato no meio ambiente. Dessa forma, o uso de Nudges apresenta-se como uma possível solução para incentivar condutas sustentáveis, onde Nudges são ferramentas utilizadas na economia comportamental para influenciar o comportamento das pessoas de maneira sutil, incentivando-as a fazer escolhas que consideram apropriadas, mas que normalmente não fazem e, quando utilizadas para encorajar comportamentos sustentáveis com resultados positivos para o meio ambiente, são chamadas de Green Nudges. Esta pesquisa busca responder se é possível reduzir o desperdício de energia elétrica em uma Instituição Pública de Ensino Superior através da utilização de Nudges. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo avaliar a efetividade de Green Nudges para redução do consumo de energia elétrica. Para tanto, primeiramente, foi realizada uma investigação local, onde constatou-se que as ações para promover a eficiência energética estão voltadas para as edificações, tais como, substituição de equipamentos antigos, troca por lâmpadas LED, implantação de sistemas fotovoltaicos, instalação de medidores de energia, dentre outras, sendo as estratégias voltadas para o usuário uma lacuna a ser preenchida na instituição. Diante disso, serão identificados os hábitos de consumo de energia dos usuários no ambiente de trabalho, para em seguida, indicar o Nudge apropriado para incentivar a economia de energia. Como resultado, espera-se tornar o uso racional de energia um comportamento habitual, podendo evitar o desperdício de energia elétrica e mitigar impactos ambientais, sendo uma ação que promove ganhos de eficiência energética e a responsabilidade socioambiental na instituição.

Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 11:18