Banca de DEFESA: TELMA CRISTINA LIMA MAFRA

DISCENTE: TELMA CRISTINA LIMA MAFRA
DATA: 27/10/2023
LOCAL: Laboratório de Física Ensino

" EDUCAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A FORMAÇÃO AMBIENTAL DE PROFESSORES E ALUNOS NA ESCOLA DE APLICAÇÃO"

Gestão de Resíduos Sólidos; Sequência Didática; Escola de Aplicação da UFPA

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A temática relacionada à proteção do ambiente, assim como instrumentos de proteção e mesmo estratégias de conscientização da população com relação a este cenário tem adquirido importância cada vez maior em todo o mundo, traduzindo-se, na verdade, em um desafio para as comunidades científicas, para os agentes do setor público e para a sociedade civil organizada. Ressalta-se, neste cenário, que o presente estudo não er direciona a tratar a questão da educação ambiental em si, mas sim o processo de gestão dos resíduos sólidos e como esse ocorre no cenário da Escola de Aplicação da UFPa, mas que não deixa de se traduzir em uma ferramenta deste processo. Frente ao exposto no que se refere aos objetivos deste estudo, destacam-se: Sensibilizar docentes e discentes da Escola de Aplicação da UFPA, sobre a importância da Gestão de Resíduos Sólidos, a partir do desenvolvimento de uma ferramenta pedagógica: a Sequência Didática; Identificar o nível de conhecimento dos docentes e discentes da Escola de Aplicação sobre a importância do processo de Gestão de Resíduos, como a Coleta Seletiva; Desenvolver a aproximação da teoria e prática, através do uso de ferramentas pedagógicas, como a Sequência Didática, no sentido de capacitar e informar o público alvo (docentes e discentes) sobre as temáticas ambientais; Construir junto com alunos e docentes, um Diagnóstico Ambiental sobre Resíduos Sólidos produzidos na Escola de Aplicação da UFPA, assim comno desenvolver uma sequência didática sobre gestão de resíduos sólidos com atividades lúdicas para o ensino fundamental.

Presidente - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Interno - 638.356.062-04 - HOMERO VILAR CORREA - UFPA
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 26/10/2023 14:57