Banca de DEFESA: CRISTINA MARIADA SILVA CORDEIRO

DISCENTE: CRISTINA MARIADA SILVA CORDEIRO
DATA: 16/08/2023
LOCAL: Auditório Paul Le Cointe da FEQ/UFPA

"OS RIBEIRINHOS APRENDENDO E BRINCANDO COM O MEIO AMBIENTE: brinquedos e brincadeiras recicláveis, oriundos do meio ambiente e dos resíduos sólidos".

Meio Ambiente; Educação Ambiental; Reciclagem; Brinquedos Sustentáveis; Consciência Ambiental; Cidadania.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

Este trabalho tem como objetivo apresentar sugestões à sociedade no que concerne à conscientização ambiental através da produção de brinquedos e da promoção da ludicidade em brincadeiras com materiais recicláveis. Propõe-se uma abordagem que visa estabelecer uma relação consciente entre o conhecimento desses materiais e o meio ambiente, destacando a importância da aprendizagem ambiental como mecanismo de valorização e respeito à condição de formação de cidadãos responsáveis pela preservação de nossa casa comum. Metodologicamente, o estudo foi baseado em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem descritiva e qualitativa, embasada em autores de referência na temática em foco. Ao analisarmos a Educação Ambiental (EA), constatamos sua relevância para o estabelecimento de políticas públicas abrangentes, que englobem os diferentes entes federativos e ampliem suas atuações, exercendo um papel preponderante na implementação e desenvolvimento de projetos ambientais. Como resultado de sustentabilidade, apresentamos o projeto da Escola Municipal de Barcarena “Prefeito Laurival Cunha”, localizada na Ilha das Onças – Furo do Nazário – Ribeiros. Esse projeto exemplifica uma proposta de educação socioambiental, vinculada à Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento Social – SEMED.

Presidente - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Externo ao Programa - 1515082 - ELIANA CAMPOS POJO
Interno - 3267649 - JOSE DE ARIMATEIA RODRIGUES DO REGO
Notícia cadastrada em: 16/08/2023 00:46