News

Banca de DEFESA: GLORIA LETICIA OLIVEIRA GONÇALVES LIMA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GLORIA LETICIA OLIVEIRA GONÇALVES LIMA
DATA: 14/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: PPGCMA
TÍTULO:

"DIAGNÓSTICO SITUACIONAL DO MANEJO E DESCARTE DE PERFUROCORTANTES POR PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA REGIÃO NORDESTE DO PARÁ: um estudo observacional e retrospectivo".


PALAVRAS-CHAVES:

Gerenciamento de Resíduos;Meio Ambiente e Saúde Pública; Educação em Saúde Ambiental; Enfermagem.


PÁGINAS: 32
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Objetivo: Analisar as práticas dos profissionais de enfermagem durante o manuseio e descarte de perfurocortantes, em um Centro de Atenção Psicossocial, localizado em um município do estado do Pará. Métodos: Trata-se de uma pesquisa observacional retrospectiva e descritiva, com abordagem qualitativa, onde a coleta de dados se deu por meio do método observacional, onde foi legível para este estudo, informações retrospectivas sobre o manejo e descarte correto de perfurocortante em um Centro de Atenção Psicossocial. Resultados: Diversos foram os problemas observados, conforme destaca o quadro I. O CAPS, onde ocorreu o estudo, não apresenta um banco de dados sobre a quantidade de resíduos de serviços de saúde gerados, o que dificulta uma análise mais profunda sobre as boas práticas de descarte e medidas sustentáveis para o destino final dos perfurocortantes. Dentre os resíduos de serviços de saúde com maior quantidade de descarte, estão: luvas, agulhas, seringas, ampolas e algodão. Observou-se a inexistência de um POP (Protocolo Operacional Padrão), tão logo, tem-se uma lacuna para práticas ambientalmente incorretas, pois se cada profissional de enfermagem adere a uma técnica de descarte, acabamos por assim aumentar o risco de acidentes com material infectado. Conclusão: Por meio de ações educativas, orientações e práticas adotadas de gestão de resíduos, os profissionais de enfermagem se tornam agentes de mudanças para um futuro mais saudável e sustentável às gerações presentes e futuras. Essa aliança entre enfermagem, saúde ambiental e descarte consciente é uma ferramenta poderosa para a construção de uma sociedade mais equilibrada e consciente de seu impacto no planeta.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1662562 - JERONIMO LAMEIRA SILVA
Externo à Instituição - NELSON ALBERTO NASCIMENTO DE ALENCAR
Interno - 2025599 - RICARDO JORGE AMORIM DE DEUS
Notícia cadastrada em: 09/08/2023 16:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1