News

Banca de DEFESA: ADRIA EVELLIN GODINHO DE VILHENA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADRIA EVELLIN GODINHO DE VILHENA
DATA: 07/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: PPGCMA
TÍTULO:


"APLICAÇÃO DE REJEITO ARGILOSO DE ALTA ALUMINA E CAROÇO DE AÇAÍ NA PRODUÇÃO DE BIOBLOCOS COM SUSPENSÕES POLIMÉRICAS A BASE DE AMIDO DE MANDIOCA (Manihot esculenta Crantz)"


PALAVRAS-CHAVES:

Amido de mandioca; Bioblocos; Açaí; Argila.


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Visando o reaproveitamento de rejeitos provenientes da indústria de alumínio e da cultura do açaí no estado do Pará, realizou-se um estudo sobre a fabricação de bioblocos compostos de resíduo argiloso de alta alumina proveniente do beneficiamento da bauxita e caroço de açaí com suspensão polimérica a base de amido de mandioca. As três matérias primas foram caracterizadas fisicamente pelas técnicas de Difração de Raios X (DRX); MEV/EDS (Microscopia Eletrônica de Varredura com Espectroscopia de Energia Dispersiva) e FTIR (Espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier). Realizou-se a cinética de secagem para o amido de mandioca e para o resíduo argiloso nas temperaturas de 40, 50 e 60 °C e o resultado experimental ajustados aos modelos propostos de Midilli, Page e Aproximação da Difusão. Os bioblocos foram confeccionados com a utilização do planejamento experimental fatorial 24, cujas variáveis de entrada foram composição em massa de argila e fibra (m/m); Temperatura (T); tempo (t) e Suspensão (S), as varáveis de resposta foram: Resistência à compressão (R) e Porosidade aparente (PA). O modelo de Midilli foi o que melhor se ajustou para as curvas de cinética de secagem tanto do amido quanto do resíduo argiloso. Com base nos resultados obtidos pela função desejabilidade (a desejabilidade global do processo foi de 0,99), o biobloco composto de 70% resíduo argiloso, 30% fibra de caroço de açaí, com tratamento térmico de 100 °C por 60 minutos e fabricado à base de suspensão polimérica de amido de mandioca e glicerol foi o que melhor performou no presente trabalho, o qual obteve nos testes de resistência e porosidade os valores de 2,99 mPa e 39,72 % respectivamente, mostrando possível aplicação como blocos leves ou mesmo como componentes de filtros para materiais do ordem inorgânica ou orgânica.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3267649 - JOSE DE ARIMATEIA RODRIGUES DO REGO
Interno - 1268476 - JOSE ROGERIO DE ARAUJO SILVA
Externo à Instituição - MARCONDES LIMA DA COSTA
Notícia cadastrada em: 03/07/2023 14:05
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1