Banca de QUALIFICAÇÃO: DOMINGOS SANTANA DOS SANTOS E SANTOS

DISCENTE: DOMINGOS SANTANA DOS SANTOS E SANTOS
DATA: 13/03/2023
LOCAL: Auditório da Química Ensino

"ESTUDO DA EFICIÊNCIA DO USO DOS RECURSOS NATURAIS, BENS PÚBLICOS E PROPOSTAS DE SUSTENTABILIDADE NO ICEN".

A3P; Eficiência; ICEN; DEA;Sustentabilidade; ICEN

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais

A implementação de ações de sustentabilidade nos órgãos governamentais no Brasil teve início com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). A A3P é fruto dos avanços das discussões sobre a responsabilidades na construção de uma sociedade sustentável. A Universidade Federal do Pará- UFPA tem se comprometido com a implementação de uma cultura sustentável permanente e transformadora no ambiente administrativo, mediante ações que incentivem os funcionários a utilizarem os recursos naturais e bens públicos institucionais com eficiência. Desta maneira, visando medir quantitativamente de que modo são utilizados os recursos naturais e materiais, este estudo tem por objetivo verificar a (in)eficiência do uso desses recursos nas secretarias acadêmicas do Instituto de Ciências Exatas e Naturais-ICEN se utilizando da metodologia da Análise Envoltória de Dados – DEA (Data Envelopment Analysis). O uso deste método foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para avaliação da eficiência das organizações e programas governamentais sendo por conta disso utilizada neste trabalho.

Presidente - 2153048 - ELIZABETH MARIA SOARES RODRIGUES
Interno - 071.100.732-20 - GILMAR WANZELLER SIQUEIRA - UFPA
Externo ao Programa - 7326689 - SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA
Notícia cadastrada em: 06/03/2023 11:13