Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTA HELENA MORAES TILLMANN

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROBERTA HELENA MORAES TILLMANN
DATA: 30/09/2024
LOCAL: NUMA

A UNIVERSIDADE ENTRE O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO E DESENVOLVIMENTO DA SUSTENTABILIDADE INTRAORGANIZACIONAL: Perspectivas e Desafios na Gestão dos Resíduos Sólidos

Práticas Sustentáveis; Resíduos Sólidos; Educação Ambiental; Conhecimento; Universidade Sustentável

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Com advento dos anos, a preocupação com o meio ambiente tomou proporções significativas no meio acadêmico, dentre ele nas Instituições de Ensino Superior – IES, pautas relevantes de questões ambientais começaram a ser discutidas e repensadas a partir de uma construção de políticas públicas pautadas na proteção e no uso consciente do meio ambiente. As universidades por atuarem com ensino, pesquisa e extensão e devido a suas diversas atividades desenvolvidas, acabam por produzir uma ampla quantidade de resíduos sólidos, o que reflete significativamente no meio a qual está inserida, pois a gestão inadequada desses resíduos pode prejudicar tanto o meio ambiente como a saúde da população. É importante que as IES busquem práticas sustentáveis pautadas no fortalecimento da gestão ambiental, a fim de minimizar os impactos ao meio ambiente. Neste contexto, a Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, surge para definir diretrizes e assegurar uma destinação final adequada para os resíduos sólidos gerados por estas instituições públicas. Com a PNRS, dentre de seu escopo para implementação de políticas públicas sustentáveis, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS, surge para construir um modelo de gestão ambiental que reduza impactos e geração de resíduos sólidos. Diante deste contexto, a pesquisa busca demonstrar o conhecimento das IES, pautados nas perspectivas e desafios a elaboração de um Plano de Gestão de Resíduos Sólidos - PGRS na universidade, e assim construir um modelo de gestão ambiental a serviço da sociedade. A metodologia utilizada dar-se-através de Estudo de Caso, com observação detalhada do objeto de estudo e como ele se comporta no seu ambiente real, tendo no primeiro momento uma pesquisa bibliográfica e documental, e no segundo momento visitas in loco para a realização da observação, da coleta de dados, análise e interpretação de resultados. Para as visitas in loco, serão realizadas em instituições de ensino superior na Amazônia Brasileira, e no Sudeste do Brasil, sendo considerada como principal objeto deste estudo a Universidade Federal do Pará - UFPA. Como resultado preliminar, este trabalho criou a Comissão de Regulação e Gestão de Produtos Controlados e de Resíduos de Laboratório, que trata dos resíduos gerados por produtos químicos e biológicos. Para além, como produto final desta pesquisa considera a criação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UFPA, que visará a conformidade na gestão e no gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pela instituição.

Externo ao Programa - 2278490 - DAVI DO SOCORRO BARROS BRASIL
Presidente - 326022 - NORBERT FENZL
Interno - 1509074 - RONALDO LOPES RODRIGUES MENDES
Interno - 2153601 - WAGNER LUIZ RAMOS BARBOSA