Banca de QUALIFICAÇÃO: EDSON FURTADO LOUZADA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDSON FURTADO LOUZADA
DATA: 13/09/2024
LOCAL: NUMA

AS UNIVERSIDADES FEDERAIS NO MUNICÍPIO DE BELÉM COMO POTENCIAIS INDUTORAS DE DESENVOLVIMENTO LOCAL DA AGRICULTURA FAMILIAR POR MEIO DA COMPRA DE ALIMENTOS

Agricultura Familiar. Compra Institucional. Sustentabilidade. Universidades Federais. Restaurante Universitário.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O presente projeto de pesquisa trata das Universidades Federais como potenciais Indutoras de Desenvolvimento Local da Agricultura Familiar por meio da Compra de Alimentos. A questão central do trabalho aborda as Universidades Federais e como elas corroboram para o Desenvolvimento Local da Agricultura Familiar com a Compra de Alimentos no município de Belém. A justificativa para essa temática é relevante, considerando o papel fundamental que essas instituições desempenham nas compras públicas, dado seu significativo poder de compra. Como atividade-meio destas instituições, a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar pode se tornar uma estratégia interessante para promover a inclusão social e o desenvolvimento sustentável. Isso fortalece a produção de baixo impacto, promove a segurança alimentar e nutricional, redistribui a renda e valoriza socialmente os produtores. Além disso, destaca a importância das compras institucionais no desenvolvimento local e na gestão sustentável dos recursos naturais. Para tanto, o objetivo geral do projeto é revelar a potencialidade das Universidades Federais, no município de Belém, como indutoras de desenvolvimento local da Agricultura Familiar por meio das Compras de Alimentos. Assim, surge como hipótese norteadora fundamental o fato de que as Universidades Federais no município de Belém, através dos Restaurantes Universitários, potencializam o desenvolvimento local da Agricultura Familiar, por meio das Compras Institucionais do Programa de Aquisição de Alimentos. A base metodológica da pesquisa possui abordagem qualiquantitativa, com lapso temporal longitudinal, e de embasamento estatístico descritivo, cuja avaliação situacional será realizada por meio do Indicador de Potencialidade das Compras da Agricultura Familiar (IPCAF), e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas. Os resultados preliminares indicam que, embora a compra de alimentos da agricultura familiar pelos Restaurantes Universitários das universidades federais em Belém ainda seja limitada, e apesar de se tratar de uma inovação recentemente regulamentada por lei, essa prática tem o potencial de se tornar uma ferramenta eficaz para alcançar contratações sustentáveis. Sendo assim, se tornam essenciais para a promoção da sustentabilidade e o desenvolvimento local, e se apresentam como uma solução prática e viável para aproximar o Agricultor Familiar da Administração Pública.

Interno - 6401580 - AQUILES VASCONCELOS SIMOES
Presidente - 327486 - GILBERTO DE MIRANDA ROCHA
Externo ao Programa - 331.280.142-72 - JOAO CAUBY DE ALMEIDA JUNIOR - UFPA
Interno - 1215686 - MARIA DO SOCORRO ALMEIDA FLORES