Banca de DEFESA: CARLA NAZARE DE MELO LOPES

DISCENTE: CARLA NAZARE DE MELO LOPES
DATA: 05/09/2024
LOCAL: NUMA

DIAGNÓSTICO TERRITORIAL E AMBIENTAL LOCAL: subsídios à elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro ao Município de Magalhães Barata, estado do Pará

Gerenciamento Costeiro; Diagnóstico Territorial e Ambiental Local; Plano Municipal de Gerenciamento Costeiro.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Tendo em vista o grande desafio em promover o ordenamento territorial e a gestão ambiental na zona costeira brasileira e paraense, considerando as peculiaridades presentes nesse vasto território com os mais diversos ecossistemas, os quais abrigam uma grande diversidade biológica associadas a ele, bem como o uso dos recursos naturais pelos diversos atores sociais que nele vivem e sobrevivem, o estudo em tela tem o propósito de trabalhar diversas temáticas, em especial, o ordenamento e o diagnóstico territorial e ambiental local, assim como o gerenciamento costeiro no Brasil e no estado do Pará; a gestão ambiental e o desenvolvimento sustentável local; o planejamento, a gestão e a governança local. Tais temáticas foram basilares às informações contempladas no diagnóstico proposto, o qual considerou as seguintes dimensões: i) física, social, econômica e cultural; ii) diversidade biológica e áreas protegidas; e iii) recursos hídricos, além da dimensão jurídica, político-institucional e patrimonial. Para tanto, a metodologia utilizada pautou-se em pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, descritiva e explicativa, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo. No decorrer do trabalho foram identificadas e analisadas informações em livros, teses, dissertações, artigos, documentos e imagens de satélites e cartografias. Por sua vez, à pesquisa documental houve a investigação de informações em órgãos e instituições, como: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Fundação de Ampara à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa); Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas/PA), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Magalhães Barata, entre outras. Quanto à confecção dos mapas temáticos, buscou-se obtê-los por mapeamento cartográfico, que auxiliou os dados e informações geográficas sobre as características locais presentes nas citadas dimensões. Dessa maneira, foi conveniente visitar sítios virtuais oficiais como do IBGE, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do ICMBio, do Mapeamento de Biomas (MAPBiomas) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para obter arquivos do tipo vetorial de múltiplas feições da extensão do território, os quais foram trabalhados por meio do software de geoprocessamento Qgis e imagem de satélite Sentinel, com baixa cobertura de nuvens, adquirida na plataforma do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Vale ressaltar, que os mapas temáticos foram, devidamente, validados pelos gestores das diversas secretarias municipal, presentes neste universo de estudo.

Presidente - 327486 - GILBERTO DE MIRANDA ROCHA
Externo ao Programa - 1629685 - JOSE EDILSON CARDOSO RODRIGUES
Interno - 177.093.002-78 - MARIO VASCONCELLOS SOBRINHO - UFPA
Notícia cadastrada em: 05/09/2024 11:27