Notícias

Banca de DEFESA: ANDREA CRISTINA DOS SANTOS E SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDREA CRISTINA DOS SANTOS E SILVA
DATA: 27/08/2024
HORA: 14:00
LOCAL: NUMA
TÍTULO:

"ECONOMIA CIRCULAR E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Estratégias Empreendedoras para os Catadores de Materiais Reutilizáveis no Território de Bom Futuro Barcarena-PA"


PALAVRAS-CHAVES:

economia circular; empreendedorismo; resíduos; reciclagem; catadores de materiais reutilizáveis.


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A presente dissertação enfatiza a economia circular como modelo econômico sustentável, ao aporte e instrumento em práticas de empreendedorismo para o território de Bom Futuro, Barcarena-PA. O estudo compreende na inserção dos agentes ambientais ao protagonismo local, cujo objetivo é a utilização de estratégias para propósitos dos três eixos sustentáveis(3RS) e geração de renda com os resíduos. Em termos específicos, desenvolver o estado da arte da economia nas modalidades de reúso e reciclagem; destacando a República Federal da Alemanha como referência exitosa em cadeia de coleta seletiva. No pressuposto macroeconômico, a influência da teoria geral de Keynes como salutar ao estado de bem estar social; ademais analisar os catadores de reutilizáveis em área de atuação. A metodologia da pesquisa, conforme a natureza é aplicada, aos procedimentos técnicos de estudo de caso; abordagem quantitativa, subsidiada em fonte de dados e levantamento em universo de amostra; ao prisma qualitativo, através de entrevista participativa em grupos organizados, seguindo a dinâmica territorial; em tipologia exploratória, descritiva e explicativa. A finalização de resultados descreve que os profissionais de coleta reciclável apresentam perfil social e econômico em vulnerabilidade, precarização no trabalho, submetidos a riscos, insalubridade e danos ambientais, assim como escassez de rendimento. Mediante o exposto, obstina-se como recurso um produto educativo, manual prático de empreendimentos sustentáveis em linguagem acessível, cuja visão é a sensibilização para as inovações alternativas restabelecendo potencialidades para o mercado informal. Portanto, pretende-se lançar luz acerca de propostas que ressignifiquem setores criativos regionais com ações fomentadoras ao enfrentamento da segregação e pobreza.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2797255 - ANDRE CUTRIM CARVALHO
Externo ao Programa - 1217020 - JOAO MARCIO PALHETA DA SILVA
Interno - 326022 - NORBERT FENZL
Notícia cadastrada em: 27/08/2024 12:31
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1