EDUCAÇÃO AMBIENTAL INTEGRATIVA COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
O CASO DA COMUNIDADE JOÃO AMAZONAS NO BAIRRO DA CABANAGEM-BELÉM/PARÁ
Educação Ambiental Integrativa, Empoderamento social, Desenvolvimento Local.
Esta pesquisa trata de uma análise crítica da Política Nacional de Educação Ambiental, bem como sua ineficiência no processo de sensibilização e conscientização da sociedade. A partir desta análise o trabalho propõe uma metodologia denominada de Educação Ambiental Integrativa baseada na conscientização do indivíduo integrando a percepção que o meio ambiente é uma construção da sociedade de consumo com as possibilidades de criar atividades econômicas e desenvolvimento local, a partir do reaproveitamento das externalidades negativas produzidas pelo próprio sistema econômico. O objetivo da pesquisa consiste no empoderamento das comunidades economicamente vulneráveis por meio da Educação Ambiental Integrativa capazes de impulsionar um processo de desenvolvimento local baseado nos princípios da economia circular. A metodologia é de cunho pesquisa ação e de natureza quanti-qualitativa com aplicação de cursos de capacitação com abordagem teórica e prática em uma comunidade da ocupação social João Amazonas, no bairro da Cabanagem em Belém/PA, no ano de 2021 até o presente momento. Como resultado, observou-se um processo de auto-organização de um grupo de mulheres que criaram atividades econômicas, tais como, a fabricação de sabão (barra e líquido) a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha, detergente, adubo e biofertilizante, os quais, estão sendo comercializados em feiras, exposições, na própria residência e fornecidos para ao menos duas lojas.