Banca de DEFESA: JANAINA ANDREA DE CARVALHO COLARES

DISCENTE: JANAINA ANDREA DE CARVALHO COLARES
DATA: 10/07/2024
LOCAL: NUMA

A QUALIDADE AMBIENTAL DA CIDADE UNIVERSITÁRIA JOSÉ SILVEIRA NETTO:
Uma abordagem a partir da perspectiva de cidade sustentável quanto a gestão de resíduos dos laboratórios

Resíduos Químicos. Saúde Pública. Descarte. Meio Ambiente. Gestão.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A má disposição de resíduos químicos é um problema ambiental e de saúde pública que afeta as Universidades no Brasil, inclusive a Universidade Federal do Pará (UFPA). O propósito deste estudo foi analisar as metodologias de descarte de substâncias químicas na UFPA e sugerir medidas para aprimorar a administração desses resíduos. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas com os funcionários encarregados da remoção de produtos químicos, da análise de documentos e de observações no local. O estudo revelou que a UFPA produz quantidades consideráveis de resíduos químicos, como solventes, ácidos, bases e metais pesados. As práticas correntes de descarte envolvem a incineração, neutralização e a deposição em aterro. Entretanto, essas técnicas nem sempre são apropriadas e podem representar riscos para o meio ambiente e a saúde humana. O estudo apresenta propostas para aprimorar a administração de resíduos químicos na UFPA, tais como: instituir um sistema completo de gerenciamento de resíduos químicos, apostar em tecnologias de gestão de resíduos mais sustentáveis para o gerenciamento de resíduos, promover a conscientização sobre substâncias químicas relevantes para a gestão de resíduos e criar iniciativas de reciclagem e reaproveitamento. A adoção dessas medidas contribuiria para a diminuição do impacto ambiental e dos riscos à saúde associados ao descarte de resíduos químicos.

Externo à Instituição - ANDREA HENTZ DE MELLO
Presidente - 1637739 - ROSANA QUARESMA MANESCHY
Interno - 2153601 - WAGNER LUIZ RAMOS BARBOSA
Notícia cadastrada em: 08/07/2024 14:01