ASPECTOS TECNOLÓGICOS E ECONÔMICOS DE UM EMPREENDIMENTO COMUNITÁRIO DE OSTREICULTURA NO LITORAL AMAZÔNICO
Aquicultura; Crassostrea gasar; investimento; maricultura; sistemas de produção.
A criação de ostras pode ser uma alternativa viável de geração de emprego e renda para comunidades litorâneas brasileiras, visto que a tecnologia de produção destes organismos é relativamente simples e demanda um baixo investimento se comparado a outras atividades aquícolas. O objetivo deste estudo é analisar aspectos tecnológicos e econômicos de um empreendimento comunitário de ostreicultura no litoral amazônico, visando contribuir para a sua sustentabilidade. Para isso, a dissertação será dividida em três capítulos: 1. Desempenho zootécnico de ostras produzidas em mesas fixas e flutuantes em um empreendimento comunitário no litoral amazônico; 2. Custo de produção e rentabilidade de um empreendimento comunitário de ostreicultura no litoral amazônico; e 3. Consumo de ostras no estado do Pará: um estudo baseado na comercialização de um empreendimento comunitário de ostreicultura. No capítulo 1, serão selecionados seis travesseiros no empreendimento, sendo três instalados em mesas fixas (tratamento controle) e três em mesas flutuantes (tratamento teste). A origem das formas jovens, a densidade de estocagem e o manejo serão padronizados por oito meses, período que compreende um ciclo de produção da ostra classificada como baby. Em seguida, serão analisados e comparados: ganho de comprimento das ostras e taxa de sobrevivência nos travesseiros. No capítulo 2, será adotada a metodologia do custo operacional e indicadores de eficiência econômica para estimar o custo de produção e a rentabilidade do empreendimento a partir de dados obtidos no período de agosto de 2016 a julho de 2017. No capítulo 3, serão aplicados questionários aos consumidores e proprietários de estabelecimentos que comercializem ostras dos municípios de Augusto Corrêa, Belém, Bragança e Salinópolis, a fim de verificar: frequência de consumo, preferências e perfil socioeconômico dos consumidores, visando estabelecer estratégias capazes de maximizar a demanda por esse molusco.