DUODENOSTOMIA GUIADA POR LAPAROSCOPIA: ESTUDO EXPERIMENTAL EM CADÁVERES DE FETOS BOVINOS
videolaparoscopia, ruminantes, canulação
A endocirurgia em animais de produção, como os ruminantes, tem ganhado destaque na medicina veterinária devido aos seus resultados promissores e à capacidade de proporcionar uma abordagem cirúrgica pouco invasiva, preservando o bem-estar animal e reduzindo o impacto na produção. Técnicas como endoscopia e videocirurgia têm sido amplamente utilizadas para pesquisas e procedimentos cirúrgicos, como a duodenostomia, que podem resolver desordens gastrointestinais e contribuir para estudos sobre fisiologia digestiva.
O estudo proposto visa descrever e padronizar uma técnica experimental de duodenostomia guiada por videolaparoscopia utilizando cadáveres de fetos bovinos. Seus objetivos incluem avaliar a viabilidade da técnica, investigar a anatomia duodenal em bezerros, apurar possíveis complicações associadas à duodenostomia, desenvolver habilidades cirúrgicas em um ambiente controlado e validar o protocolo cirúrgico para garantir sua consistência e segurança.
O experimento será conduzido no Instituto de Medicina Veterinária da Universidade Federal do Pará, utilizando cadáveres de fetos bovinos (n = 8) obtidos de abate legalizado. O procedimento envolve a canulação videoassistida do duodeno dos cadáveres, seguido pela análise estatística das etapas do procedimento para validar a técnica proposta. A análise descritiva da cirurgia será realizada, assim como a distribuição de frequência de intercorrências e observações da técnica. A média e desvio padrão dos tempos cirúrgicos de cada etapa do procedimento serão aferidos. A estatística descritiva, bem como a distribuição de frequência serão processados no programa Bioestat, versão 5.3.