SISTEMAS DE PRODUÇÃO E MERCADO DE PATOS DOMÉSTICOS NO ESTADO DO PARÁ
Agricultura familiar. Ansericultura. Perfil do consumidor. Qualidade da carne.
O maior conhecimento sobre as características da carne de pato possibilita implementar iniciativas que visam promover o seu maior consumo per capita e uma valiosa ferramenta para um posicionamento estratégico dos ofertantes é a identificação das principais características e desejos do mercado-alvo, direcionando a produção e consolidando o sistema de produção. Objetivou-se sistematizar informações sobre a qualidade nutricional da carne de pato a fim de conhecer o principal produto da ansericultura no estado do Pará, Amazônia brasileira, além de descrever os principais atores desta cadeia produtiva: produtores, mercado varejista e consumidores, visando identificar as potencialidades e as limitações da atividade no âmbito regional. Este estudo caracterizou-se como exploratório e descritivo com abordagem quantitativa e utilização de técnicas estatísticas para as análises dos dados, onde, através das entrevistas pessoais, empregou-se a aplicação de questionário semiestruturado para a coleta de dados primários. Os resultados mostraram que a carne da espécie Cairina moschata pode ser considerada como uma alternativa para as carnes de mamíferos e de outras aves do ponto de vista nutricional. A maioria das propriedades rurais observadas pratica a produção avícola de subsistência e de forma tradicional, caracterizada por ser de pequenas áreas e seus produtores possuírem pouco acesso à tecnologia, sendo o sistema de criação extensivo o mais adotado. O maior custo na produção de patos domésticos é com a alimentação das aves, sendo este o principal motivo que leva a desistência da atividade. Por meio da análise de cluster, o mercado consumidor total de carne de pato do município de Belém se divide em três segmentos quanto ao perfil dos consumidores, os tradicionais (homens idosos de baixa renda), os jovens (mulheres jovens de baixa renda) e os de meia idade (mulheres maduras de baixa renda). A demanda por carne de pato é sazonal e é estimulada por fatores socioculturais e demográficos, já a oferta varejista é regular durante todo o ano, tanto nas feiras livres quanto no setor supermercadista. Os fatores socioeconômicos se mostraram os principais determinantes para a quantidade ofertada, diversificação de produtos e preço praticado na capital paraense. Sugere-se para os estudos futuros, ampliar o conhecimento sobre as características da produção de patos domésticos na Amazônia e do mercado da carne de pato no estado do Pará, a fim de melhor orientar o sistema de produção e o setor varejista, objetivando desta forma consolidar a cadeia produtiva na região, assim como a implantação de ações de marketing para divulgar as características benéficas da carne visando a fidelização do mercado e o alcance de consumidores potenciais.