Organização industrial e competitividade da agroindústria de carne bovina no estado do Pará
Agronegócio. Carne bovina. Estrutura de mercado. Mercado de exportação.
O projeto objetiva analisar a agroindústria de carne bovina no estado do Pará, por meio da análise de sua dinâmica estrutural, da investigação da competitividade e análise dos fatores determinantes da competitividade das exportações da carne, no período de 2001 a 2021. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivo com utilização de dados secundários em que serão coletados a partir do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC); Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Sistema Brasileiro (IBGE); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Além de fonte dados de entidades ligadas diretamente ao setor agroindustrial de carne bovina, como a Associação Brasileira dos Frigoríficos (ABRAFRIGO); Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC). Como metodologia para obtenção dos objetivos será aplicado questionário às empresas frigoríficas para analisar a competitividade da agroindústria por meio do modelo das cinco forças de Porter. A mensuração de mercado será obtida por meio da Razão de Concentração (CRk) e o Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH). Para análise do desempenho das exportações será utilizado o método shift-share, que permite mensurar os efeitos de modificações de determinadas variáveis sobre o comportamento de uma outra variável. Também será mensurada a competitividade da agroindústria,por meio de indicadores de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR) eCoeficiente de concentração de Gini-Hirschman: Índice de Concentração por Produto (ICP) e Índice de Concentração por Destino (ICD). Espera-se que os resultados sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento de iniciativas, no âmbito das políticas públicas, que atuam sobre a competitividade do setor agroindustrial da cadeia produtiva de carne bovina, de modo que favoreça à expansão e promoção do setor.