Organização industrial e competitividade da agroindústria de carne bovina no estado do Pará
Agronegócio. Carne bovina. Estrutura de mercado. Mercado de exportação.
O projeto objetiva analisar a agroindústria de carne bovina no estado do Pará, por meio da análisede sua dinâmica estrutural, da investigaçãoda competitividadee análise dos fatores determinantes da competitividade das exportações da carne, no período de 2001 a 2021. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e descritivocom utilização de dados secundários em que serão coletados a partir do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC); Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística Sistema Brasileiro (IBGE); Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (ADEPARÁ). Além de fonte dados de entidades ligadas diretamente ao setor agroindustrial de carne bovina, como a Associação Brasileira dos Frigoríficos (ABRAFRIGO); Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC). Como metodologia para obtenção dos objetivos será aplicado questionário às empresas frigoríficas para analisar a competitividade da agroindústria por meio do modelo das cinco forças de Porter. A mensuração de mercado será obtida por meio da Razão de Concentração (CRk) e o Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH). Para análise do desempenho das exportações será utilizado o método shift-share, que permite mensurar os efeitos de modificações de determinadas variáveis sobre o comportamento de uma outra variável. Também será mensurada a competitividade da agroindústria,por meio de indicadores de Vantagens Comparativas Reveladas (VCR) eCoeficiente de concentração de Gini-Hirschman: Índice de Concentração por Produto (ICP) e Índice de Concentração por Destino (ICD). Espera-se que os resultados sejam capazes de contribuir para o desenvolvimento de iniciativas, no âmbito das políticas públicas, que atuam sobre a competitividade do setor agroindustrial da cadeia produtiva de carne bovina, de modo que favoreça à expansão e promoção do setor.