INSERÇÃO DE PRODUÇÃO AQUÍCOLA DO CAMARÃO-DA-AMAZÔNIA NO MERCADO DO PARÁ, CONSIDERANDO AS PARTICULARIDADES DAS DIFERENTES MESORREGIÕES
M. amazonicum; Espécie nativa; Análise conjunta; SWOT
O camarão-da-amazônia - Macrobrachium amazonicum é uma espécie nativa da América do Sul, que é muito explorada na região Norte do Brasil, com destaque para os estados do Pará, Amapá e Amazonas. A sua pescaria é praticada, quase que exclusivamente, por pescadores artesanais. No entanto, a captura dessa espécie teve um aumento considerável, influenciando diretamente na disponibilidade dos estoques naturais, ocasionando, consequentemente, no declínio da produção em várias áreas do estuário amazônico. Com isso, a carcinicultura surge como uma opção para disponibilizar esse produto no mercado. Atualmente, a tecnologia para a criação do camarão-da-amazônia em cativeiro já está bem desenvolvida, desde a larvicultura até a fase de engorda. Porém, o cultivo dessa espécie passa por alguns entraves no estado, entre eles podemos destacar: a logística dos insumos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é avaliar as possibilidades de inserção da produção aquícola do camarão-da-amazônia no mercado do estado do Pará, considerando as particularidades das diferentes mesorregiões. Serão elaborados observações e questionários para avaliar as características de comercialização e de consumo do camarão no estado. Avaliação do consumo e comercialização, será feita através da aplicação de questionários. Serão selecionados consumidores aleatórios nas seis mesorregiões paraenses (200 cada), totalizando 1200 pessoas entrevistadas no estado. Para medir o potencial de mercado para uma variedade de atributos em estudos de preferencias de pescados, será utilizado o método de análise conjunta. Uma etapa da nossa pesquisa irá avaliar as preferências pelos produtos que são comercializados do camarão-da-amazônia, nas diferentes mesorregiões do Pará. Com o intuito de proporcionar melhor visualização dos resultados obtidos, será elaborado uma matriz SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) e também vão ser definidos os fatores competitivos de acordo com a perspectiva dos consumidores.