Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE FERNANDA OLIVEIRA RAMOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALINE FERNANDA OLIVEIRA RAMOS
DATA: 30/01/2018
HORA: 14:00
LOCAL: Instituto de Medicina Veterinária - Castanhal
TÍTULO:

Tortas de oleaginosas, óleos e extratos vegetais da Amazônia para nutrição de ruminantes


PALAVRAS-CHAVES:

 Amazônia; metano, nutrição, extratos vegetais, óleos vegetais, ruminantes, coprodutos


PÁGINAS: 68
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Nutrição e Alimentação Animal
ESPECIALIDADE: Avaliação de Alimentos para Animais
RESUMO:

A flora da Amazônia é explorada para vários fins nos setores cosmético, alimentício, farmacêutico e medicinal. O processamento agroindustrial gera coprodutos passíveis de investigação para a alimentação animal, considerando-se as vantagens na composição, disponibilidade regional, redução nos custos produtivos, auxílio no período de baixa produtividade das pastagens, redução do impacto causado com o acúmulo desses materiais e, ainda, promover desenvolvimento sustentável e evolução na nutrição de ruminantes.

No rúmen ocorre a fermentação de carboidratos por microrganismos, gerando ácidos graxos como fonte de energia e H2,que por sua vez não se acumula devido à ação da microbiota metanogênica, portanto o metano entérico é produto natural e necessário para o equilíbrio do ambiente, porém o seu excesso significa perda de energia dietética e contribuição para emissão de um importante gás causador do efeito estufa.

Esta problemática, assim como a busca por eficiência nutricional, despertou o interesse da pesquisa em alternativas nutricionais que possam manipular a dinâmica ruminal e os produtos gerados pela fermentação. Compostos naturais, considerados seguros para uso e consumo humano, como enzimas, ionóforos, tanino, alcaloides, ácidos orgânicos, óleos e extratos vegetais são avaliados para esta finalidade.

Este projeto objetivou caracterizar a composição de tortas prensadas de oleaginosas (TPO) e avaliar o efeito do uso de TPO, óleos e extratos vegetais amazônicos na fermentação e produção de gases in vitro de dietas para ruminantes, usando a técnica semiautomática. Os alimentos foram incubados em frascos de vidro vedados e mantidos à 39° por até 96 horas, contendo solução tampão e líquido ruminal de três animais, um modelo matemático foi usado para estimar os parâmetros de fermentação descrevendo a cinética de produção de gás (PG). As produções de gás total, de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2), degradação in vitro da MS (DIVMS), concentrações de N-NH3 e ácidos graxos voláteis (AGV) foram determinados às 12 h de incubação. Os tratamentos foram arranjados em fatorial inteiramente randomizado, 12×4 (12 TPO, 4 níveis), 2×5×4 (2 dietas, 5 óleos, 4 doses) e 2×2×4 (2 dietas, 2 extratos, 4 doses. De modo geral, as interações TPO×nível, óleo×dose e extrato×dose não foram significativas (P>0,05), exceto DIVMS das TPO em 96 h, taxa fermentativa para óleo em dieta alto grão e CO2 mg/g MS para os óleos em dieta volumosa.

Além disso, avaliou-se o efeito do óleo de tucumã na fermentação in vitro, produção de gases e microbiologia ruminal, usando o Rusitec. As variáveis mensura

das foram os parâmetros da fermentação ruminal (pH, redox, N-NH3, AGV totais e AGV de cadeia ramificada), produções de gás total (PGT) e de metano e dióxido de carbono (%, mL/d, e mg/gMS), e microbiota de archaeas e bacteriana (associada à fase líquida – LAM e associada à fase sólida – SAM) foram coletadas nos dias 0, 5, 10 e 15 do período, usando o sequenciamento de alto rendimento do gene 16S rRNA. As doses de tucumã não afetaram o pH e AGV totais (P<0,05), no entanto alteraram a proporção molar com aumento de propionato e redução de acetato e butirato (P>0,05). A maior dose de óleo proporcionou as mais baixas concentrações de N-NH3 e produção de CH4 e comparada com a dose de 0.5% tem a tendência (P=0,05) em decrescer a PTG em mL/d e reduziu (P=0,03) em mL/g MS incubada.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1550083 - ANDRE GUIMARAES MACIEL E SILVA
Interno - 671.634.163-34 - ANIBAL COUTINHO DO RÊGO - UFRA
Interno - 2379374 - LUANA MARTA DE ALMEIDA RUFINO
Externo ao Programa - 1504688 - STEFANO JULIANO TAVARES DE ANDRADE
Externo à Instituição - LUCIANO FERNANDES DE SOUSA
Externo à Instituição - SHIRLEY MOTTA DE SOUZA
Notícia cadastrada em: 18/01/2018 16:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1