SISTEMAS DE PRODUÇÃO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DE PATOS DOMÉSTICOS (Cairina moschata domesticus) NO ESTADO DO PARÁ
Carne de pato; Consumo; Mercado; Sistema de criação
A subespécie Cairina moschata domesticus destaca-se por ser uma das espécies de aves aquáticas de maior potencial zootécnico para a produção de carne da família Anatidae. Embora a criação de patos seja realizada em todo o mundo, é especialmente popular no continente asiático e no Brasil, mesmo com a produção majoritariamente oriunda da agricultura familiar, teve um incremento positivo nos últimos anos. Embora ainda represente um mercado pequeno, o mercado da carne de pato está em crescimento. Portanto, objetivou-se apresentar uma revisão de literatura sobre o uso de patos domésticos na alimentação humana, além de identificar o perfil do consumidor de carne de pato na capital paraense; descrever o comportamento da oferta de carne de pato nas feiras livres e no setor supermercadista da Região Metropolitana de Belém e; tipificar os sistemas de criação de patos domésticos existentes no estado do Pará. A técnica de levantamento de dados se deu com a utilização de dados primários e secundários e entrevistas pessoais guiadas por questionários semiestruturados. Para a identificação dos perfis de consumo utilizou-se técnicas de clusterização (análise de agrupamento). Observou-se que o pato doméstico pode apresentar um rendimento de carcaça de até 74 % e rendimento de peito em machos superior a 26 %, além de sua carne possuir alto teor de proteína (18,6 a 20,8 %), alto teor de ácido graxo poli-insaturado (20 a 40 % do total de ácidos graxos) e baixo teor de gordura intramuscular (2,7 a 8,2 %). Foram identificados três perfis de consumidores de carne de pato na capital paraense, em que a motivação de compra é em função de fatores culturais, sendo as feiras livres os locais de maior preferência para a aquisição do produto. Com a alta no preço do quilo do pato evidenciou-se uma mudança no perfil do consumidor nos últimos anos, que por utilizarem o preço como o principal fator de decisão de compra, diminuíram o consumo, levando o consumidor a substituir facilmente a carne de pato por outras proteínas animais em preparos culinários onde o pato é o ingrediente principal.