MENSURAÇÃO DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E DE TRANSFORMAÇÃO DO VINHO DE AÇAÍ
Teoria Institucional. Nova Teoria Institucional. Custo de Transação. Custo de produção. Custeio Baseado em Atividades e Tempo.
O “batedor de açaí” é o termo popularmente usado para se referir a um pequeno empreendedor que atua em ponto fixo de produção e venda nas cidades da região Norte da Amazônia brasileira. Caracteriza-se, em geral, como um ponto comercial de produção e venda de açaí em que ocorre, ao mesmo tempo, o processamento e a venda da sua polpa fresca para diversos segmentos do mercado de consumo popular e urbano da região. A presente pesquisa terá como propósito investigar a estrutura de custos desses pontos de venda, tendo em vista o objetivo de compreender de maneira mais detalhada as diferenças entre os custos contábeis e econômicos subjacentes a este tipo de empreendimento. De uma forma geral, a teoria econômica costuma diferenciar os chamados custos contábeis e os custos econômicos, sendo por sua vez os custos econômicos normalmente considerados de difícil medição. Entre as mais modernas teorias utilizadas como base microeconômica para análise da estrutura de custos de empresas, podemos destacar a chamada Teoria Institucionalista, a qual tem nos permitido avançar mais recentemente nas estratégias de avaliação de custos econômicos com maiores condições de serem avaliados quantitativamente pelo ponto de vista inclusive da medição de seus custos contábeis. Como propósito deste trabalho, serão envidados esforços em apurar os chamados custos de transação tão largamente utilizados nas análises institucionalistas, com o objetivo de adiciona-los nos cálculos dos custos de transformação e apurar, consequentemente, o custo de produção do vinho do açaí produzido nos empreendimentos associados aos batedores de açaí na Região Metropolitana de Belém. A métrica ou método de custeio que se intenciona adotar será o Custeio Baseado em Atividades e Tempo (TDABC). Para proporcionar maior familiaridade com o problema, será adotado, segundo os objetivos gerais, um tipo de pesquisa exploratória. Quanto ao método empírico de coleta de dados, delineou-se a utilizar o levantamento de campo ou survey.